ADVERTÊNCIAS MAREVAN

Atualizado em 25/05/2016


Marevan® não deve ser administrado a pacientes que apresentem sangramento ativo. Em geral, não deve ser prescrito a pacientes com risco de hemorragia1, embora possa ser usada com extrema precaução.

Os pacientes sob risco compreendem aqueles com patologias sangüíneas hemorrágicas2, úlcera péptica3, feridas graves (inclusive feridas cirúrgicas) e endocardite4 bacteriana.

Os idosos e pacientes com deficiência de vitamina5 K requerem cuidado especial, assim como aqueles com hipertiroidismo.

Se houver interação medicamentosa com outra droga e risco de hemorragia1 grave, uma das drogas deve ser suspensa.

Em caso de suspeita de alteração do efeito do fármaco6, a atividade anticoagulante7 deve ser cuidadosamente monitorizada, a fim de se aumentar ou diminuir a sua dose, se necessário. O período crítico é quando pacientes estabilizados com um anticoagulante7 iniciam o tratamento com um fármaco6 interagente ou quando se retira o fármaco6 interagente em pacientes antes estabilizados com a interação medicamentosa.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
2 Hemorrágicas: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
3 Úlcera péptica: Lesão na mucosa do esôfago, estômago ou duodeno. Também chamada de úlcera gástrica ou duodenal. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100% dos casos. Os principais sintomas são: dor, má digestão, enjôo, queimação (azia), sensação de estômago vazio.
4 Endocardite: Inflamação aguda ou crônica do endocárdio. Ela pode estar preferencialmente localizada nas válvulas cardíacas (endocardite valvular) ou nas paredes cardíacas (endocardite parietal). Pode ter causa infecciosa ou não infecciosa.
5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
6 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
7 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.

Tem alguma dúvida sobre ADVERTÊNCIAS MAREVAN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.