ADVERTÊNCIAS MEGESTAT COMPRIMIDOS

Atualizado em 25/05/2016

NÃO SE RECOMENDA O USO DE PROGESTAGÊNICOS DURANTE OS PRIMEIROS QUATRO MESES DE GRAVIDEZ1.

OS AGENTES PROGESTAGÊNICOS TÊM SIDO EMPREGADOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DA GRAVIDEZ1 COM O INTUITO DE PREVENIR O ABORTO HABITUAL OU A AMEAÇA DE ABORTO. NÃO HÁ EVIDÊNCIA ADEQUADA DE QUE TAL USO SEJA EFICAZ E HÁ EVIDÊNCIAS DE DANO POTENCIAL AO FETO2 QUANDO TAIS DROGAS SÃO ADMINISTRADAS DURANTE OS QUATROS PRIMEIROS MESES DE GRAVIDEZ1.

O USO DESSES AGENTES, COM  PROPRIEDADES UTERINO-RELAXANTES, EM PACIENTES COM ÓVULOS FERTILIZADOS DEFEITUOSOS , PODE CAUSAR UM ATRASO NO ABORTO ESPONTÂNEO. DIVERSOS RELATÓRIOS SUGEREM UMA RELAÇÃO ENTRE A EXPOSIÇÃO A DROGAS PROGESTAGÊNICAS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DA GRAVIDEZ1 E ANOMALIAS CONGÊNITAS3 EM FETOS DE AMBOS OS SEXOS. O RISCO DE HIPOSPADIAS (5 A 8 EM CADA 1000 NASCIMENTOS DE BEBES4 DO SEXO MASCULINO NA POPULAÇÃO GERAL) PODE SER APROXIMADAMENTE DOBRADO COM A EXPOSIÇÃO A ESTAS DROGAS.  NÃO HÁ DADOS SUFICIENTES PARA QUANTIFICAR O RISCO DA EXPOSIÇÃO A FETOS DO SEXO FEMININO, PORÉM ALGUMAS DESTAS DROGAS INDUZEM À LEVE VIRILIZAÇÃO DA GENITÁLIA5 EXTERNA DESTES FETOS.

MULHERES COM POTENCIAL DE ENGRAVIDAR DEVEM SER AVISADAS PARA EVITAR QUE ISTO OCORRA. SE A PACIENTE SE EXPUSER AO MEGESTAT DURANTE OS QUATROS PRIMEIROS MESES DE GRAVIDEZ1, OU SE ELA ENGRAVIDAR ENQUANTO ESTIVER FAZENDO USO DA DROGA, DEVERÁ SER INFORMADA QUANTO AOS RISCOS POTENCIAIS AO FETO2.
O USO DE MEGESTAT EM OUTROS TIPOS DE DOENÇAS NEOPLÁSICAS6, NÃO É RECOMENDADO.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
3 Congênitas: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
4 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
5 Genitália: Órgãos externos e internos relacionados com a reprodução. Sinônimos: Órgãos Sexuais Acessórios; Órgãos Genitais; Órgãos Acessórios Sexuais
6 Neoplásicas: Que apresentam neoplasias, ou seja, que apresentam processo patológico que resulta no desenvolvimento de neoplasma ou tumor. Um neoplasma é uma neoformação de crescimento anormal, incontrolado e progressivo de tecido, mediante proliferação celular.

Tem alguma dúvida sobre ADVERTÊNCIAS MEGESTAT COMPRIMIDOS?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.