INFORMAÇÕES TÉCNICAS CARBOPLATINA

Atualizado em 25/05/2016

- MODO DE AÇÃO

A CARBOPLATINA Biosintética é um citostático1 com propriedades bioquímicas similares à cisplatina. A CARBOPLATINA Biosintética se fixa sobre as moléculas de ADN produzindo ligações alquílicas responsáveis pela formação de pontes entre duas cadeias da molécula ou entre cadeias de duas moléculas de ADN adjacentes. A síntese por replicação e a separação ulterior do ADN são bloqueados. Em conseqüência, a síntese do ARN e das proteínas2 celulares são, também, inibidas.

Após administração de CARBOPLATINA em humanos, observa-se relação linear entre a dose e a concentração plasmática, tanto da platina total, como da sua forma livre ultrafiltrável.
CARBOPLATINA exibe farmacocinética linear na faixa de 300-500 mg/m².

A administração repetida durante quatro dias consecutivos, não produz acumulação de platina no plasma3. Os valores encontrados de meia-vida (alfa) plasmática foram de 1,1 a 2,0 horas e de eliminação foram aproximadamente de 2,6 a 5,9 horas.

O clearance corporal total, o volume de distribuição aparente e o tempo médio de permanência no corpo foram, respectivamente, 4,4 l/hora, 16 l e 3,5 horas.

A vida média terminal correspondente a platina total é de 24 horas. Aproximadamente 87% da platina plasmática se encontra unida às proteínas2 plasmáticas dentro das 24 horas seguintes a administração.

CARBOPLATINA não se liga a proteínas2 plasmáticas. Contudo a platina, da CARBOPLATINA, liga-se irreversivelmente a proteínas2 plasmáticas e é eliminada lentamente, com uma meia-vida de 5 dias.

A maior rota de eliminação da CARBOPLATINA é a excreção renal4. Pacientes com clearance de creatinina5 de 60 ml/min ou maior excretam 65% da dose na urina6 em 12 horas e 71% da dose em 24 horas. Toda platina na urina6 de 24 horas está presente como CARBOPLATINA. Somente 3 a 5% da platina administrada é excretada na urina6 entre 24 e 96 horas. Em pacientes com clearance de creatinina5 inferior a 60 ml/min os clearances de CARBOPLATINA total corporal e renal4 diminuem, com a diminuição do clearance de creatinina5.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Citostático: Diz-se de substância que inibe o crescimento ou a reprodução das células.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
6 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.