POSOLOGIA CARBOPLATINA

Atualizado em 25/05/2016

A CARBOPLATINA Biosintética deve ser administrada unicamente por via intravenosa, após prévia reconstituição. A dose recomendada da CARBOPLATINA Biosintética em pacientes adultos sem tratamento prévio e com função renal1 normal, é de 360 mg/m² em perfusão intravenosa única e de curta duração (15 a 60 minutos). Esta terapia só poderá ser repetida após 4 semanas. Em geral, a terapia só deve ser repetida se a contagem de neutrófilos2 for superior a 2.000 e a de plaquetas3 a 100.000.

Recomenda-se uma redução inicial na dose de 20 a 25%, quando os pacientes apresentam fatores de risco, como tratamento mielossupressor prévio e capacidade física diminuída.

É preciso determinar os parâmetros hematológicos semanalmente para reajuste posológico.

Nos pacientes idosos e naqueles com insuficiência renal4, as doses devem ser reajustadas com avaliações freqüentes dos parâmetros sangüíneos. O mesmo se passa nas terapêuticas combinadas com outros fármacos mielossupressores.

Na pediatria não se dispõe de experiência suficiente para fazer esquemas de dosificação.

Combinação terapêutica5 com ciclofosfamida: na quimioterapia6 de câncer7 ovariano, uma combinação efetiva para pacientes8 não tratados previamente consiste em: CARBOPLATINA 300 mg/m² a cada 4 semanas por 6 ciclos e ciclofosfamida 600 mg/m² a cada 4 semanas por 6 ciclos. O tratamento em combinação não deve ser repetido até a contagem de neutrófilos2 ser superior a 2.000 e a de plaquetas3 a 100.000.

Recomendações para ajuste das doses: Dose sugerida para tratamento simples ou em combinação, no tratamento de carcinoma9 ovariano são:

Plaquetas3     Neutrófilos2  Ajuste de dose

> 100.000      2.000                125%

50-100.000   500-2.000      Sem ajuste

< 50.000        < 500                  75%

Pacientes com disfunção renal1: sugere-se as seguintes modificações para pacientes8 com disfunção renal1 em terapia simples com CARBOPLATINA:


Clearance de creatinina10     Dose recomendada

41-59 ml/min                          250 mg/m²

16-40 ml/min                          200 mg/m²


Normas de Preparação

O conteúdo dos frascos-ampola deve ser diluído em água destilada, glicose11 5% ou soro12 fisiológico13 com concentração final de 10 mg/ml de CARBOPLATINA Biosintética.


Frasco-ampola            Volume de diluição

50 mg                                    5 ml

100 mg                                10 ml

150 mg                                15 ml

450 mg                                45 ml

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Neutrófilos: Leucócitos granulares que apresentam um núcleo composto de três a cinco lóbulos conectados por filamenos delgados de cromatina. O citoplasma contém grânulos finos e inconspícuos que coram-se com corantes neutros.
3 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
6 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
7 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
8 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
9 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
10 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
11 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
12 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
13 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.