
MODO DE AÇÃO NIFELAT 10/25 MG E 20/50 MG
A Nifedipina, composto dihidropiridínico, é o mais potente antagonista1 do cálcio e seu mecanismo de ação baseia-se no bloqueio da passagem do cálcio dos espaços extracelulares para as fibras do miocárdio2 e dos músculos3 vasculares4 com conseqüente diminuição da contratilidade. Como efeito dessa ação ocorre a vasodilatação da rede coronariana com maior oferta de oxigênio ao miocárdio2, bem como diminuição da resistência vascular5 periférica, devido à vasodilatação sistêmica, baixa da pressão arterial6, aumento de débito cardíaco7 e ligeiro aumento da freqüência cardíaca.
O Atenolol é um beta-bloqueador cardiosseletivo beta 1, que não possui atividade simpaticomimética nem atividade estabilizadora de membrana. Sua longa meia-vida plasmástica permite a terapêutica8 em dose única diária na maioria dos pacientes.
Estudos clínicos indicaram que o Atenolol é totalmente compatível com outros agentes anti-hipertensivos como antagonistas do cálcio e diuréticos9.
A associação do Atenolol e Nifedipina produz efeitos antianginosos superiores aos verificados com cada agente isolado. O aumento reflexo da freqüência cardíaca provocado pela Nifedipina é contrabalanceado pelo Atenolol e ocorre idêntico efeito quanto ao aumento do tonus do sistema nervoso10 simpático11. De outro lado, a tendência dos beta-bloqueadores em aumentar a resistência vascular5 coronariana é atenuada pela manifestação induzida pela Nifedipina.