PRECAUÇÕES NIFELAT 10/25 MG E 20/50 MG
O uso de NIFELAT não é recomendado ou deve ser feito com muita cautela em pacientes com angina1 pectoris severa e/ou estenose2 importante dos três vasos coronários3.
Em pacientes portadores de doenças respiratórias obstrutiva um eventual broncoespasmo4 ocorrido com o emprego de NIFELAT pode ser rapidamente eliminado com broncodilatadores5 habituais como salbutamol6, fenoterol ou isoprenalina.
Devido à ação hipotensora do medicamento a capacidade de reação pode variar individualmente, fato que deve ser considerado ao dirigir veículos ou operar máquinas, em especial no início do tratamento.
Não administrar doses superiores a 75 mg de Atenolol em casos de insuficiência renal7 com clearance de creatinina8 inferior a 50 ml/min.
Não existe ainda suficiente experiência sobre o uso da associação Nifedipina e Atenolol em pacientes com insuficiência renal7 severa.
Deve ser introduzido somente após compensação em pacientes com insuficiência cardíaca9 descompensada.
O tratamento não deve ser descontinuado abruptamente. Em caso de cirurgia, concomitante com o tratamento com NIFELAT, deve-se tomar cuidado com agentes anestésicos, tais como: éter, ciclopropano e tricloroetileno.
Se ocorrer dominância vagal a atropina (injeção10 de 1 a 2 mg por via intravenosa) pode corrigí-la.