POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO OXITOCINA

Atualizado em 25/05/2016
SOLUCAO INJETAVEL. USO PARENTERAL: INDUCAO OU POTENCIALIZACAO DO TRABALHO DE PARTO. INFUSAO IV GOTA1 A GOTA1 DE UMA SOLUCAO DE DEXTROSE2 CONTENDO OXITOCINA3 1 UI - POR 100 ML. PARA GARANTIR A MISTURA UNIFORME DA SOLUCAO GOTA1 A GOTA1, A GARRAFA OU RECIPIENTE PLASTICO DEVE SER AGITADO AO MENOS UMA VEZ ANTES DO USO. A VELOCIDADE DE INFUSAO INICIAL E DE 1-4 MU/MIN = 0,1 - 0,4 ML/MIN (2-8 GOTAS/MIN), CONSIDERANDO-SE QUE A FREQUENCIA E DURACAO DAS CONTRACOES, ESTEJAM SENDO CUIDADOSAMENTE MONITORIZADAS. A INFUSAO DE OXITOCINA3 DEVERA SER IMEDIATAMENTE SUSPENSA NA PRESENCA DE HIPERATIVIDADE UTERINA OU ESGOTAMENTO FETAL. SE APOS A INFUSAO DE 500 ML (= 5 UI DE OXITOCINA3) NAO FOREM CONSTATADAS CONTRACOES REGULARES, DEVE-SE CESSAR A TENTATIVA DE INDUZIR O TRABALHO DE PARTO. ESTA GERALMENTE PODERA SER REPETIDA NO DIA SEGUINTE. A INFUSAO PARAVENOSA INADVERTIDA DA OXITOCINA3 NAO E PERIGOSA. TERCEIRO ESTAGIO DO TRABALHO DE PARTO E PUERPERIO4 (HEMORRAGIA5 SUBINVOLUCAO UTERINA): 5 - 10 UI POR VIA INTRAVENOSA VAGAROSAMENTE ADMINISTRADA GOTA1 A GOTA1 A FIM DE INDUZIR OU ESTIMULAR O TRABALHO DO PARTO, DEVE-SE CONTINUAR A INFUSAO DURANTE O TERCEIRO ESTAGIO. CESARIANA: 5 UI INTRAMUSCULARMENTE APOS A RETIRADA DO CONCEPTO. ESTA POSOLOGIA PODE SER MODIFICADA DE ACORDO COM O CRITERIO MEDICO.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
2 Dextrose: Também chamada de glicose. Açúcar encontrado no sangue que serve como principal fonte de energia do organismo.
3 Oxitocina: Hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior (neuro-hipófise). Tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.
4 Puerpério: Período que decorre desde o parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação.
5 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.