PRECAUÇÕES OXITOCINA

Atualizado em 25/05/2016
A INDUCAO DO PARTO POR MEIO DA OXITOCINA1 DEVE SER REALIZADA QUANDO ESTRITAMENTE INDICADA POR RAZOES MEDICAS E NAO POR RAZOES DE CONVENIENCIA. DEVE SER ADMINISTRADA NO HOSPITAL E SOB SUPERVISAO MEDICA QUALIFICADA. QUANDO ADMINISTRADA PARA A INDUCAO E POTENCIALIZACAO DO PARTO, A OXITOCINA1 DEVE SER UTILIZADA SOMENTE POR INFUSAO IV GOTA2 A GOTA2 E NAO INTRAMUSCULARMENTE. A MONITORIZACAO CUIDADOSA E IMPORTANTE (FREQUENCIA CARDIACA FETAL, SE POSSIVEL TOCOMETRIA, PRESSAO ARTERIAL3, DE MODO QUE A POSOLOGIA POSSA SER AJUSTADA A RESPOSTA INDIVIDUAL). - INTERACOES MEDICAMENTOSAS: AS PROSTAGLANDINAS4 PODEM POTENCIALIZAR A ACAO DA OXITOCINA1.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Oxitocina: Hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior (neuro-hipófise). Tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.
2 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
3 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
4 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.