REAÇÕES ADIVERSAS OXITOCINA

Atualizado em 25/05/2016
MUITO OCASIONALMENTE A INFUSAO PROLONGADA OU MUITO RAPIDA DE OXITOCINA1 TEM EFEITO ANTIDIURETICO, PODENDO OCASIONAR UMA INTOXICACAO AQUOSA TRANSITORIA COM CEFALEIAS2 E NAUSEAS3. A DOSAGEM EXCESSIVA PODE DAR ORIGEM AS SEGUINTES COMPLICACOES: ESGOTAMENTO FETAL (DIMINUICAO DA FREQUENCIA CARDIACA FETAL, APARECIMENTO DE FLUIDO AMNIOTICO MECONIAL, ASFIXIA4 FETAL), HIPERTONIA5 UTERINA, CONTRACAO TETANICA OU RUPTURA UTERINA. - SUPERDOSAGEM: A SUPERDOSAGEM DE OXITOCINA1 DEPENDE ESSENCIALMENTE DE UM UTERO6 SUPERATIVO, E ESSE CONTROLE DEVERA SER FEITO PELA EQUIPE MEDICA. NO CASO DE INTOXICACAO CAUSADA PELO EXCESSO DE AGUA EM VIRTUDE DO EFEITO ANTIDIURETICO DE OXITOCINA1, NESTE CASO PODEMOS PROVOCAR UMA SERIE DE COMPLICACOES, QUANDO GRANDES DOSES (40 A 50 ML/MIN) E POR PERIODOS LONGOS SEJAM UTILIZADAS. O TRATAMENTO CONSISTE EM DESCONTINUAR A OXITOCINA1, RESTRINGIR O FLUIDO ATRAVES DA DIURESE7, APLICACAO ENDOVENOSA DE SOLUCAO HIPERTONICA8, CONTROLE DAS CONVULSOES COM USO CRITERIOSO DE BARBITURICOS E UM ESPECIAL CUIDADO COM O PACIENTE COMATOSO.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Oxitocina: Hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior (neuro-hipófise). Tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.
2 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
3 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
4 Asfixia: 1. Dificuldade ou impossibilidade de respirar, que pode levar à anóxia. Ela pode ser causada por estrangulamento, afogamento, inalação de gases tóxicos, obstruções mecânicas ou infecciosas das vias aéreas superiores, etc. 2. No sentido figurado, significa sujeição à tirania; opressão e/ou cobrança de posições morais ou sociais que dão origem à privação de certas liberdades.
5 Hipertonia: 1. Em biologia, é a característica de uma solução que apresenta maior concentração de solutos do que outra. 2. Em medicina, é a tensão excessiva em músculos, artérias ou outros tecidos orgânicos.
6 Útero: É o maior órgão do sistema reprodutor feminino. Sua função principal é receber o óvulo fertilizado e dar-lhe todas as condições para o seu desenvolvimento.
7 Diurese: Diurese é excreção de urina, fenômeno que se dá nos rins. É impróprio usar esse termo na acepção de urina, micção, freqüência miccional ou volume urinário. Um paciente com retenção urinária aguda pode, inicialmente, ter diurese normal.
8 Hipertônica: Relativo à hipertonia; em biologia caracteriza solução que apresenta maior concentração de solutos do que outra; em fisiologia, é o mesmo que espástico e em medicina diz-se de tecidos orgânicos que apresentam hipertonia ou tensão excessiva em músculos, artérias ou outros tecidos orgânicos.

Tem alguma dúvida sobre REAÇÕES ADIVERSAS OXITOCINA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.