REAÇÕES ADVERSAS PRIVINA

Atualizado em 25/05/2016
Locais
Sensação de pontada, de queimadura, espirro, rinorréia1, secura da mucosa2 nasal, perda do olfato. Transcorridas 6 horas após a administração,  pode-se instalar uma hiperemia3 reativa de breve duração. O uso prolongado e ininterrupto de PRIVINA pode conduzir a uma congestão de rebote, afetando a mucosa2 nasal. A função normal do epitélio4 ciliado nasal pode ser acometida em diferentes graus.
Sistêmicas
Hipertensão5, nervosismo, náusea6, cefaléia7.
O uso prolongado e ininterrupto de PRIVINA pode conduzir ao hábito (como um resultado da congestão de rebote).
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Rinorreia: Escoamento abundante de fluido pelo nariz, com ausência de fenômeno inflamatório.
2 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
3 Hiperemia: Congestão sanguínea em qualquer órgão ou parte do corpo.
4 Epitélio: Uma ou mais camadas de CÉLULAS EPITELIAIS, sustentadas pela lâmina basal, que recobrem as superfícies internas e externas do corpo.
5 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
6 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
7 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.