PROPRIEDADES FARMACODINÂMICAS ZOLTEC 150

Atualizado em 25/05/2016

Fluconazol, um membro de uma nova classe de agentes antifúngicos triazólicos, é um inibidor potente e específico da síntese fúngica1 de esteróides.

Fluconazol é altamente específico para as enzimas dependentes do citocromo fúngico2 P450. Dose diária de 50 mg de Fluconazol até 28 dias demonstrou não afetar as concentrações plasmáticas de testosterona nos homens ou as concentrações de esteróides em mulheres em idade reprodutiva. Fluconazol em doses de 200 a 400 mg diários não afeta de modo clinicamente significante os níveis de esteróides endógenos ou a resposta estimulada do hormônio3 adrenocorticotrófico (ACTH) em voluntários sadios do sexo masculino. Estudos de interação com antipirina indicam que Fluconazol em dose única ou doses múltiplas de 50 mg não afeta o metabolismo4 da mesma.

Administração oral e intravenosa de fluconazol demostrou atividade em uma variedade de modelos animais com infecção5 fúngica1. Foi demonstrada atividade contra micoses oportunistas, tais como infecções6 por Candida sp, incluindo candidíase7 sistêmica em animais imunocomprometidos; com Cryptococcus neoformans, incluindo infecções6 intracranianas; com Microsporum sp; e com Trichophyton sp. Fluconazol também se mostrou ativo em modelos animais de micoses endêmicas, incluindo infecções6 com Blastomyces dermatitides, com Coccidioides immitis, incluindo infecções6 intracranianas; e com Histoplasma capsulatum em animais normais ou imunodeprimidos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fúngica: Relativa à ou produzida por fungo.
2 Fúngico: Relativo à ou produzido por fungo.
3 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
4 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
5 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.