INFORMAÇÕES AO PACIENTE BRICANYL BRONCODILATADOR

Atualizado em 25/05/2016


Como este medicamento funciona?

O uso de BRICANYL dilata as vias respiratórias facilitando a respiração.

O efeito de BRICANYL ocorre dentro de 30 minutos após o uso do medicamento e dura até 8 horas.



Por que este medicamento foi indicado?


BRICANYL é indicado para o alívio de sintomas1 como falta de ar em pacientes com asma2 e outras condições semelhantes.

Este medicamento também é usado no tratamento regular para prevenir problemas respiratórios, mas não para aliviar um ataque agudo3 de asma2 já instalado.



Quando não devo usar este medicamento?



Contra-indicações

Você não deve utilizar BRICANYL nas seguintes situações:

Alergia4 a terbutalina ou a qualquer um dos componentes do medicamento.


Advertências

BRICANYL deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:

Em pacientes com problemas cardíacos, da tireóide ou diabetes5.


Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.


Para pacientes6 pediátricos seguir a dose apropriada de acordo com o peso corporal (kg) e conforme orientação do seu médico.


Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.

Atenção: este medicamento contém açúcar7 (268 mg/ml), portanto, deve ser usado com cautela e a critério médico em pacientes portadores de diabetes5.


Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.


Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde8.


Precauções

BRICANYL não afeta a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas.



Interações medicamentosas

BRICANYL deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:


- Se você estiver usando medicamentos beta-bloqueadores (medicamentos para pressão alta, algumas doenças cardíacas e alguns colírios), derivados de xantinas (como aminofilina), corticosteróides e diuréticos9, eles podem reduzir o efeito de BRICANYL quando usados ao mesmo tempo. O uso associado de BRICANYL com outros medicamentos pode reduzir os níveis de potássio no sangue10. Normalmente este fato não tem importância, mas em alguns casos pode haver efeitos sobre o ritmo dos batimentos do coração11.


Como devo usar este medicamento?



Aspecto físico

BRICANYL é apresentado na forma de xarope incolor a levemente amarelado com cheiro e sabor predominante de menta e framboesa, devendo ser tomado, de preferência, no mesmo horário.


Características organolépticas

Ver aspecto físico.


Dosagem

A dose recomendada de BRICANYL é de:

Adultos: 3 - 4,5 mg (10-15 ml), 3 vezes ao dia, pela boca12 (via oral).

Crianças: 0,075 mg (0,25 ml)/kg, 3 vezes ao dia, pela boca12 (via oral) (ver tabela a seguir).



BRICANYL deve ser utilizado até que o médico defina quando deve ser interrompido o uso deste medicamento.


Caso você esqueça de tomar uma dose de BRICANYL, deverá tomá-lo assim que lembrar, mas se estiver próximo ao horário da próxima dose, não é necessário tomar a dose esquecida, deverá apenas tomar a próxima dose, no horário habitual.



Como usar

BRICANYL é apresentado na forma de xarope incolor a levemente amarelado com cheiro e sabor predominante de menta e framboesa, devendo ser tomado, de preferência, no mesmo horário.


Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.



Quais os males que este medicamento pode causar?


Podem ocorrer as seguintes reações adversas:

 - Comuns: aumento dos batimentos cardíacos, palpitação13, cãibras musculares, tremor, dor de cabeça14 e vermelhidão na pele15.

 - Raras: batimentos cardíacos irregulares, enjôo e alterações do sono e humor.


Estas reações geralmente desaparecem após 1-2 semanas de tratamento.



O Que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de um só vez?


Tratamento: em caso de ingestão de uma quantidade de medicamento maior do que a prescrita, você deve contatar imediatamente o médico.

Possíveis sinais16 e sintomas1: dor de cabeça14, ansiedade, tremor, enjôo, cãibras musculares, palpitações17, batimentos rápidos ou irregulares e, ocasionalmente, queda da pressão sanguínea.


Onde e como devo guardar este medicamento?



BRICANYL deve ser mantido em temperatura ambiente (15°C a 30°C). Todo medicamento deve ser mantido em sua embalagem original até o momento do uso.



TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
3 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
4 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
5 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
6 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
7 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
8 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
9 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
10 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
11 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
12 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
13 Palpitação: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
14 Cabeça:
15 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
16 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
17 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.