
SUPERDOSE BRICANYL BRONCODILATADOR
Possíveis sinais1 e sintomas2: cefaléia3, ansiedade, tremor, náusea4, cãibras musculares, palpitações5, taquiarritmias6 e ocasionalmente, queda da pressão sanguínea.
Relatos laboratoriais: hiperglicemia7 e acidose8 láctica9 podem ocorrer. Agonistas beta-2 podem causar hipocalemia10 como resultado da redistribuição de potássio.
Tratamento: normalmente não é necessário nenhum tratamento. Se houver suspeita de que quantidades significantes de sulfato de terbutalina foram ingeridas, as seguintes medidas devem ser consideradas:
Lavagem gástrica11 e administração de carvão ativado. Determinar o balanço ácido-base, glicemia12 e eletrólitos13. Monitorar a frequência e o ritmo cardíaco bem como a pressão sanguínea. O antídoto14 mais indicado para a superdosagem com BRICANYL é um agente beta-bloqueador cardiosseletivo, porém fármacos beta-bloqueadores devem ser usados com precaução em pacientes com história de broncoespasmo15. Deve-se administrar um expansor de volume se a redução da resistência vascular16 periférica mediada pelo beta-2 contribuir significativamente para a queda da pressão sanguínea.