
POSOLOGIA BRICANYL BRONCODILATADOR
BRICANYL deve ser usado como tratamento de manutenção da asma1 e de outras pneumopatias que apresentam broncoespasmo2.
A dose deve ser individualizada.
Adultos: 3-4,5 mg (10-15 ml), 3 vezes ao dia, via oral.
Crianças: 0,075 mg (0,25 ml)/kg, 3 vezes ao dia, via oral (ver tabela a seguir).

Se o paciente esquecer de tomar uma dose de BRICANYL, deverá tomá-lo assim que lembrar, mas se estiver próximo ao horário da próxima dose, não é necessário tomar a dose esquecida, deverá apenas tomar a próxima dose, no horário habitual.
- ADVERTÊNCIAS
Como para todos os agonistas beta-2, deve-se ter cuidado em pacientes com tireotoxicose e em pacientes com distúrbios cardiovasculares graves, como cardiomiopatia hipertrófica, doença cardíaca isquêmica, taquiarritmias3 ou insuficiência cardíaca4 grave.
Em pacientes diabéticos, recomenda-se inicialmente, controles adicionais da glicemia5, devido aos efeitos hiperglicêmicos dos agonistas beta-2.
Hipocalemia6 potencialmente séria pode resultar da terapia com agonista7 beta-2. Cuidados especiais devem ser tomados em asma1 aguda grave, pois o risco associado pode ser aumentado pela hipóxia8. O efeito hipocalêmico pode ser potencializado por tratamentos concomitantes. Recomenda-se que os níveis séricos de potássio sejam monitorados nestas situações.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas: BRICANYL não afeta a capacidade de dirigir automóveis e operar máquinas.
Uso durante a gravidez9 e lactação10:
Categoria de risco na gravidez9: B.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não foram relatados efeitos teratogênicos11 em humanos ou em animais. Entretanto, recomenda-se cuidado durante o primeiro trimestre da gravidez9.
A terbutalina passa para o leite materno, entretanto, nas doses terapêuticas, a influência na criança é improvável.
Como para qualquer outra droga, a terbutalina somente deve ser usada durante a gravidez9 ou a lactação10 se, a critério médico, os benefícios potenciais superarem os possíveis riscos.
Hipoglicemia12 transitória foi relatada em bebês13 recém-nascidos prematuros após tratamento da mãe com agonistas beta-2.
Atenção: este medicamento contém açúcar14 (268 mg/ml), portanto, deve ser usado com cautela e a critério médico em pacientes portadores de diabetes15.
- USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO
Para o uso em crianças, ver item Posologia.
Não há recomendações especiais relacionadas com a idade do paciente adulto.
Para outros grupos de risco, ver item Advertências.