PROPRIEDADES SYNTOCINON

Atualizado em 25/05/2016
O princípio ativo de Syntocinon é um nonapeptídio sintético idêntico à oxitocina1, hormônio2 liberado pelo lobo posterior da hipófise3. Exerce efeito estimulador sobre a musculatura lisa do útero4, particularmente ao se aproximar a fase final da gravidez5, durante o trabalho de parto, após o parto e no puerpério6, ou seja, nos momentos em que o número de receptores específicos de oxitocina1 no miométrio7 está aumentado.Quando administrado por perfusão intravenosa em doses baixas, Syntocinon provoca contrações     uterinas rítmicas que não se podem distinguir em freqüência, intensidade e duração das observadas durante o parto espontâneo. Em doses de perfusão mais altas, ou administrado por injeção8 única, o fármaco9 é capaz de causar tetanias uterinas que se mantêm.
Além de seu efeito sobre o útero4, a oxitocina1 contrai as células10 mioepiteliais que circundam os        alvéolos11 mamários, ocasionando assim a ejeção de leite e facilitando a lactação12.
Sendo sintético, Syntocinon não contém vasopressina, porém mesmo em sua forma pura, a oxitocina1 possui alguma atividade antidiurética intríseca fraca do tipo da vasopressina.
Outro efeito farmacológico observado com altas doses de oxitocina1, particularmente quando se administra por injeção8 intravenosa rápida, consiste em um efeito relaxante temporário e direto sobre a musculatura vascular13 lisa, resultando em breve hipotensão14, rubor e taquicardia15 reflexa.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Oxitocina: Hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior (neuro-hipófise). Tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.
2 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
3 Hipófise:
4 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Puerpério: Período que decorre desde o parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação.
7 Miométrio: A capa de músculos lisos do útero, que forma a massa principal do órgão.
8 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
9 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
10 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
11 Alvéolos: Pequenas bolsas poliédricas localizadas ao longo das paredes dos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos terminais. A troca gasosa entre o ar alveolar e o sangue capilar pulmonar ocorre através das suas paredes. DF
12 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
13 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
14 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
15 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.

Tem alguma dúvida sobre PROPRIEDADES SYNTOCINON?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.