INDICAÇÕES METOTREXATO

Atualizado em 20/09/2017
QUIMIOTERAPIA1 ANTINEOPLASICA. O METOTREXATO E INDICADO PARA O TRATAMENTO DE CORIOCARCINOMA GESTACIONAL EM PACIENTES COM CORIOADENOMA DESTRUENS E MOLA HIDATIFORME2. O METOTREXATO E INDICADO NA PALIACAO DA LEUCEMIA3 LINFOCITICA AGUDA. E TAMBEM INDICADO NO TRATAMENTO E PROFILAXIA DA LEUCEMIA3 MENINGEA4. O MAIOR EFEITO TEM SIDO OBSERVADO NA PALIACAO DE LEUCEMIAS LINFOBLASTICAS (STEM-CELL) AGUDAS EM CRIANCAS. EM COMBINACAO COM OUTRAS DROGAS OU MEDICAMENTOS ANTICANCER OU AGENTES ADEQUADOS, O METOTREXATO PODE SER USADO NA INDUCAO DA REMISSAO, MAS E USADO MAIS COMUMENTE, COMO DESCRITO NA LITERATURA, NA MANUTENCAO DAS REMISSOES JA INDUZIDAS. O METOTREXATO E TAMBEM EFICAZ NO TRATAMENTO DE ESTAGIOS AVANCADOS (III E IV ``PETERS STAGING SYSTEM'') DE LINFOSSARCOMA, ESPECIALMENTE NOS CASOS DE CRIANCAS, E EM CASOS AVANCADOS DE MICOSE5 FUNGOIDE. O METOTREXATO PODE SER USADO COMO AGENTE UNICO OU EM COMBINACAO COM OUTRAS DROGAS ANTINEOPLASICAS NO TRATAMENTO DO CANCER6 DE MAMA7 E CARCINOMA8 EPIDERMOIDE DE CABECA9 E PESCOCO10 E CANCER6 DO PULMAO11, PARTICULARMENTE DOS TIPOS ESPINOCELULARES E DE CELULAS12 PEQUENAS. QUIMIOTERAPIA1 DA PSORIASE13 (VER ADVERTENCIAS). DEVIDO AO ALTO RISCO PERTINENTE AO SEU USO, O METOTREXATO SO E INDICADO NO CONTROLE SINTOMATICO14 DA PSORIASE13 RECALCITRANTE, GRAVE E INCAPACITANTE, QUE NAO RESPONDE ADEQUADAMENTE A OUTRAS FORMAS DE TERAPIA, MAS SOMENTE QUANDO O DIAGNOSTICO15 FOI ESTABELECIDO, TAL COMO POR MEIO DE BIOPSIA16 E/OU APOS CONSULTA DERMATOLOGICA.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
2 Mola hidatiforme: Tumor benigno que se desenvolve a partir de tecido placentário em fases precoces de uma gravidez em que o embrião não se desenvolve normalmente. Causada por uma degenerescência das vilosidades coriônicas (projeções minúsculas, semelhantes a dedos, existentes na placenta). A causa é desconhecida.
3 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
4 Meníngea: Relativa ou própria da meninge.
5 Micose: Infecção produzida por fungos. Pode ser superficial, quando afeta apenas pele, mucosas e seus anexos, ou profunda, quando acomete órgãos profundos como pulmões, intestinos, etc.
6 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
7 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
8 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
9 Cabeça:
10 Pescoço:
11 Pulmão: Órgão do sistema respiratório situado na cavidade torácica e responsável pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.
12 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
13 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
14 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
15 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
16 Biópsia: 1. Retirada de material celular ou de um fragmento de tecido de um ser vivo para determinação de um diagnóstico. 2. Exame histológico e histoquímico. 3. Por metonímia, é o próprio material retirado para exame.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.