
FARMACOCINÉTICA CIMETIDINA
Como um grupo, os antagonistas H2 são bem e rapidamente absorvidos após administração oral; os picos de concentração plasmática são obtidos após1a 2 horas. A duração de ação situa-se em 4,5 e 7 horas respectivamente quando administrado durante o dia e a noite. A meia-vida de eliminação da Cimetidina é de 2 a 3 horas. Tal fármaco1 é excretado na urina2 sem ser metabolizado.
Absorção: Biodisponibilidade de 65 a 80% com o segundo pico de absorção após 2 a 4 horas. A taxa, mas não a extensão da absorção, é retardada pela alimentação.
Destino: Concentração do líquor3 de 25% da concentração sérica, 20% de ligação a proteínas4 plasmáticas. Caracteriza-se por atravessar a barreira placentária e ser excretada no leite materno de 2 a 10 vezes mais do que no soro5.
Excreção: Tempo de meia-vida de 2 horas. 70% excretados inalterados na urina2, por filtração glomerular e secreção tubular. O restante é biotransformado em sulfóxido inativo. Existindo alteração nesses parâmetros em pacientes com insuficiência renal6 ou hepática7.