FARMACOCINÉTICA CIMETIDINA

Atualizado em 25/05/2016

Como um grupo, os antagonistas H2 são bem e rapidamente absorvidos após administração oral; os picos de concentração plasmática são obtidos após1a 2 horas. A duração de ação situa-se em 4,5 e 7 horas respectivamente quando administrado durante o dia e a noite. A meia-vida de eliminação da Cimetidina é de 2 a 3 horas. Tal fármaco1 é excretado na urina2 sem ser metabolizado.

Absorção: Biodisponibilidade de 65 a 80% com o segundo pico de absorção após 2 a 4 horas. A taxa, mas não a extensão da absorção, é retardada pela alimentação.

Destino: Concentração do líquor3 de 25% da concentração sérica, 20% de ligação a proteínas4 plasmáticas. Caracteriza-se por atravessar a barreira placentária e ser excretada no leite materno de 2 a 10 vezes mais do que no soro5.

Excreção: Tempo de meia-vida de 2 horas. 70% excretados inalterados na urina2, por filtração glomerular e secreção tubular. O restante é biotransformado em sulfóxido inativo. Existindo alteração nesses parâmetros em pacientes com insuficiência renal6 ou hepática7.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
2 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
3 Líquor: Líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluido cérebro espinhal, é definido como um fluido corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnoideo no cérebro e na medula espinhal (entre as meninges aracnoide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal. Possui também a função de fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo. É sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnoideo em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
5 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
6 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
7 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Tem alguma dúvida sobre FARMACOCINÉTICA CIMETIDINA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.