COMPOSIÇÃO &NBSP TECNID

Atualizado em 25/05/2016

Comprimido de 1000 mg - cada comprimido contém:  Secnidazol 1000 mg  Excipiente: Amido de Milho, Estearato de Magnésio, Talco, Copolímero Ácido Metacrílico, Polietilenoglicol, Dióxido de Titânio, Acetona, Gluconato Amido Sódico, Polivinilpirrolidona K, Dióxido de Silício.  Pó oral (450 mg ou 900 mg) - cada 5 ml de suspensão reconstituída contém:  Secnidazol 150 mg  Excipiente: Aspartame1, Dióxido de Silício, Dextrates, Aroma, Polivinilpirrolidona e Açúcar2.  

-INFORMAÇÕES AO PACIENTE  Devido à sua propriedade parasiticida, TECNID (Secnidazol), está indicado para o tratamento de patologias, tais como: Tricomoníase, Amebíase e Giardíase.  
Cuidados na Conservação: O medicamento deve ser conservado ao abrigo do calor excessivo, da umidade, da luz e em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).  
Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação.  Verifique o prazo de validade no cartucho  
Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido.  gravidez3 e Lactação4
 O Secnidazol atravessa a placenta até o feto5 e, portanto, seu uso na gravidez3 está contra-indicado. Estudos realizados, até o presente momento, não são suficientes para o uso seguro deste medicamento sem riscos para o feto5, principalmente, no primeiro trimestre, e seu uso nos demais períodos de gestação somente deverá ser estabelecido após a tentativa com outras terapias. Informe seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se estiver amamentando.  
Cuidados na administração  O Secnidazol deve ser administrado via oral, podendo ser tomado juntamente com as refeições, em dose única, e preferencialmente à noite. Caso não seja possível que a administração se faça em dose única, administrar os comprimidos em doses alternadas, em intervalos de tempo pequenos, nunca superiores à 30 minutos.  As parasitoses intestinais são muito comuns em nossa população, porém, medidas básicas podem reduzir a chance de infecção6, entre elas: lavagem das mãos7 antes das refeições e após defecar, comer de preferência alimentos cozidos, beber água pré-filtrada ou fervida, manter as unhas8 cortadas, comer de preferência verduras frescas e lavadas em água corrente, evitar andar descalço e não nadar ou pisar em águas paradas.  Siga as orientações do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.  Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.  
Reações Adversas  Informe a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como : náuseas9, vômitos10, dor de estômago11, gosto metálico na boca12, estomatite13 e reações alérgicas.  
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.  
Ingestão concomitante com outras substâncias
 O uso de Secnidazol juntamente com dissulfiram e varfarina não é recomendado.  Informar a seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.  

-Contra-indicações e Precauções  
TECNID
(Secnidazol) é contra-indicado em casos de hipersensibilidade ao Secnidazol ou à qualquer um dos componentes de sua formulação, bem como em estados de gravidez3 e lactação4.  Como acontece com outros imidazólicos, deve-se evitar a ingestão de bebidas alcóolicas durante o tratamento com secnidazol  e até 4 dias após o seu término.  
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE14.  

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Aspartame: Adoçante com quase nenhuma caloria e sem valor nutricional.
2 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
6 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
8 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
9 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
10 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
11 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
12 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
13 Estomatite: Inflamação da mucosa oral produzida por infecção viral, bacteriana, micótica ou por doença auto-imune. É caracterizada por dor, ardor e vermelhidão da mucosa, podendo depositar-se sobre a mesma uma membrana brancacenta (leucoplasia), ou ser acompanhada de bolhas e vesículas.
14 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Tem alguma dvida sobre COMPOSIÇÃO &NBSP TECNID?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.