PRECAUÇÕES CORDAREX

Atualizado em 25/05/2016


Recomenda-se cautela quando se administra amlodipina a pacientes portadores de insuficiência hepática1, visto que a meia-vida dessa droga é prolongada nestes pacientes.
Pacientes portadores de insuficiência renal2 não necessitam redução da posologia, uma vez que a amlodipina é amplamente metabolizada em metabólitos3, sendo somente 10% excretado como droga inalterada pela urina4.
Recomenda-se uso com cautela em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva5.
Em pacientes com estenose6 aórtica severa, o uso de qualquer vasodilatador periférico pode induzir, se bem que raramente, à hipotensão7 aguda.  

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
2 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
3 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
4 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
5 Insuficiência Cardíaca Congestiva: É uma incapacidade do coração para efetuar as suas funções de forma adequada como conseqüência de enfermidades do próprio coração ou de outros órgãos. O músculo cardíaco vai diminuindo sua força para bombear o sangue para todo o organismo.
6 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
7 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.