POSOLOGIA DIUREZIN

Atualizado em 25/05/2016

A terapia deve ser individualizada de acordo com a resposta do paciente. A dose deve ser reajustada para se obter a resposta terapêutica1 desejada, bem como para determinar a menor dose capaz de manter esta resposta. Adulto: Hipertensão2: Dose inicial: 50-100 mg/dia de uma só vez pela manhã ou em doses fracionadas. Manutenção: após uma semana a dosagem varia entre 25 e 200 mg/dia de acordo com a resposta do paciente. Obs.: Quando as tiazidas são usadas com outros agentes anti-hipertensivos a dose destes últimos deve ser reduzida para prevenir uma queda excessiva da pressão arterial3. Edema4: Dose inicial: 50-100 mg, 1 a 2 vezes por dia até ser alcançado o peso normal do paciente. Manutenção: varia entre 25 e 200 mg ao dia ou em dias altemados de acordo com a resposta do paciente. Obs.: Com uma terapia intermitente5 é menos freqüente ocorrer distúrbios hidreletrolíticos. Lactantes6 e crianças: Até 2 anos: 12,5-25 mg (1/4-1/2 comprimido) fracionados em 2 vezes. De 2 a 12 anos: 25-100 mg (1/2-2 comprimidos) fracionados em 2 vezes. A dose diária usual deve ser baseada em 2 a 3 mg/kg de peso corporal ou a critério médico, divididos em 2 tomadas. Posologia: Para iniciar a terapêutica1 diurética/anti-hipertensiva, dá-se 1 comprimido de DIUREZIN-A duas vezes por dia. A posologia pode ser aumentada até o máximo de 4 comprimidos por dia, ou reduzida no caso da resposta ser satisfatória. Pacientes que requeiram terapêutica1 de manutenção podem responder satisfatoriamente a um comprimido de DIUREZIN-A por dia ou em dias alternados. Como ocorre em toda terapêutica1 diurática/anti-hipertensiva de manutenção, deve-se prescrever a posologia mínima que se mostre eficaz. Edema4: Para iniciar a diurese7: a posologia usual de início é 1 comprimido de DIUREZIN-A duas vezes ao dia. Terapêutica1 de manutenção: obtida a diurese7, deve-se reduzir a posologia até a menor dose que mantenha o peso. Hipertensão2: A terapêutica1 inicial deve consistir de 1 comprimido de DIUREZIN-A duas vezes por dia. Se ocorrer hipercalcemia em pacientes que estejam tomando DIUREZIN-A o uso da droga deve ser imediatamente suspenso e se necessário tomar-se-ão medidas para reduzir o teor de potássio no soro8.

Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde9.


CAZI Química Farmacêutica Industria e Comércio Ltda.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
2 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
3 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
4 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
5 Intermitente: Nos quais ou em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Em medicina, diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal ou cujas pulsações têm intervalos desiguais entre si.
6 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
7 Diurese: Diurese é excreção de urina, fenômeno que se dá nos rins. É impróprio usar esse termo na acepção de urina, micção, freqüência miccional ou volume urinário. Um paciente com retenção urinária aguda pode, inicialmente, ter diurese normal.
8 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.