SUPERDOSAGEM ETHYOL

Atualizado em 25/05/2016

Em estudos clínicos de Fase I, a dose única administrada foi de 1.300 mg/m2 de superfície corpórea. Não estão disponíveis informações sobre o uso de doses únicas superiores a esta em adultos. Em estudo clínico, crianças receberam uma dose de ETHYOL de até 2,7 g/m2 de superfície corpórea, sem o surgimento de efeitos indesejáveis. Múltiplas doses (até 3 vezes as doses recomendadas de 740 a 910 mg/m2) foram administradas com segurança dentro das 24 horas previstas no protocolo do estudo.
Usando-se doses repetidas de ETHYOL, infundidas 2 e 4 horas após a dose inicial, não foram observados efeitos colaterais1 cumulativos, especialmente, náuseas2 e vômitos3 ou hipotensão4. O efeito adverso mais comumente associado à superdosagem é a hipotensão4 que deve ser tratada com infusão de solução salina normal ou outro tratamento sintomático5. A DL50 em camundongos varia de 554 mg/kg a 1.140 mg/kg de peso corpóreo.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
2 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
3 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
4 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
5 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.