INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS LIORAM

Atualizado em 25/05/2016
Associações não recomendadasDeve ser evitada a ingestão de LIORAM juntamente com bebidas alcoólicas ou de medicamentos contendo álcool.
O álcool promove uma intensificação do efeito de sedativos e hipnóticos ou de substâncias relacionadas, com reflexo sobre a vigilância, aumentando o risco na condução de veículos ou na operação de máquinas.
Associações a serem monitoradas cuidadosamente
- O aumento da depressão do Sistema Nervoso Central1 pode ocorrer no caso de uso concomitante com antipsicóticos (neurolépticos2), hipnóticos, ansiolíticos/sedativos, agentes antidepressivos, analgésicos3 narcóticos, drogas antiepiléticas, anestésicos e antihistamínicos. Entretanto no uso de inibidores seletivos da recapatação de serotonina (fluoxetina e sertralina) nenhuma interação farmacocinética ou farmacodinâmica tem sido observada.
- No caso de analgesia por narcóticos, pode ocorrer aumento da sensação de euforia levando a ocorrência de dependência psicológica.
- Compostos que inibem certas enzimas hepáticas4 (particularmente o citocromo P450) podem aumentar a atividade de alguns hipnóticos.
- LIORAM é metabolizado por várias enzimas hepáticas4 do citocromo P450: sendo as principais CYP3A4 com a contribuição da CYP1A2.
- O efeito farmacodinâmico de LIORAM é menor quando é administrado com rifampicina (um indutor de CYP3A4). Entretanto, quando LIORAM foi administrado com itraconazol (um inibidor do CYP3A4), a farmacocinética e a farmacodinâmica não foram significativamente modificadas. A relevância clínica destes resultados não é conhecida.
- Quando LIORAM foi administrado junto com varfarina, digoxina, ranitidina ou cimetidina, nenhuma interação farmacocinética foi observada.
Alimentos
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência de alimentos na ação de LIORAM.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 Neurolépticos: Medicamento que exerce ação calmante sobre o sistema nervoso, tranquilizante, psicoléptico.
3 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
4 Enzimas hepáticas: São duas categorias principais de enzimas hepáticas. A primeira inclui as enzimas transaminasas alaninoaminotransferase (ALT ou TGP) e a aspartato aminotransferase (AST ou TOG). Estas são enzimas indicadoras do dano às células hepáticas. A segunda categoria inclui certas enzimas hepáticas como a fosfatase alcalina (FA) e a gamaglutamiltranspeptidase (GGT) as quais indicam obstrução do sistema biliar, quer seja no fígado ou nos canais maiores da bile que se encontram fora deste órgão.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.