GRAVIDEZ HYZAAR

Atualizado em 25/05/2016

Quando utilizadas durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez1, as drogas que atuam diretamente no sistema renina-angiotensina podem causar danos e até morte do feto2 em desenvolvimento. Quando há confirmação da gravidez1, a terapia com HYZAAR deve ser descontinuada o mais rapidamente possível. Embora não haja muita experiência com o uso de HYZAAR em mulheres grávidas, estudos em animais com losartan potássico demonstraram danos fetal e neonatal e morte. Acredita-se que o mecanismo seja farmacologicamente mediado pelos dos efeitos sobre o sistema renina-angiotensina. Nos seres humanos, a perfusão renal3 fetal, que depende do desenvolvimento do sistema renina-angiotensina, começa no segundo trimestre; assim, o risco para o feto2 aumenta se HYZAAR for administrado durante o segundo ou terceiro trimestres da gravidez1. As tiazidas cruzam a barreira placentária e aparecem no sangue do cordão umbilical4. A utilização rotineira de diuréticos5 em mulheres grávidas sadias não é recomendada e expõe a mãe e o feto2 a riscos desnecessários, incluindo icterícia6 fetal ou neonatal, trombocitopenia7 e outras possíveis reações adversas relatadas no adulto. Diuréticos5 não previnem o desenvolvimento de toxemia8 na gravidez1 e não há evidência satisfatória de que eles sejam úteis no tratamento da toxemia8.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Sangue do Cordão Umbilical: Sangue do feto. A troca de nutrientes e de resíduos entre o sangue fetal e o materno ocorre através da PLACENTA. O sangue do cordão é o sangue contido nos vasos umbilicais (CORDÃO UMBILICAL) no momento do parto.
5 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
6 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
7 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
8 Toxemia: Intoxicação resultante do acúmulo excessivo de toxinas endógenas ou exógenas no sangue, em virtude de insuficiência relativa ou absoluta dos órgãos excretores (rins, fígado, etc.).

Tem alguma dúvida sobre GRAVIDEZ HYZAAR?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.