INFORMAÇÕES AO PACIENTE TRUSOPT

Atualizado em 25/05/2016

TRUSOPT (cloridrato de dorzolamida, MSD) é um medicamento que reduz a pressão intra-ocular, formulado para uso tópico1 e, portanto, exercendo seu efeito diretamente no olho2. Mantenha a embalagem fechada, protegida da luz e em temperatura ambiente (15°C-30°C). O prazo de validade do produto encontra-se impresso no cartucho. Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem do produto. Nunca use medicamento com prazo de validade vencido. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao seu médico se estiver amamentando. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.  Deve-se orientar os pacientes para evitar que a ponta do frasco conta-gotas entre em contato com os olhos4 ou estruturas adjacentes. Deve-se também informar aos pacientes que soluções oculares, manipuladas de forma inadequada, podem ser contaminadas por bactérias comuns causadoras de infecções5 oculares. A utilização de soluções oftálmicas contaminadas pode resultar em sérios danos aos olhos4 e subseqüente perda da visão6. Os pacientes devem ser avisados de que se desenvolverem alguma condição ocular intercorrente (exemplo: trauma, cirurgia ocular ou infecção7), eles devem procurar orientação médica imediata sobre o uso continuado do presente frasco multidose. Se estiver sendo utilizada outra medicação oftálmica de uso tópico1, a administração entre uma e outra deve ser feita em um intervalo de pelo menos 10 minutos. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. TRUSOPT é uma sulfonamida e, embora de uso tópico1, é absorvida sistemicamente. Desta forma, as mesmas reações adversas atribuídas às sulfonamidas, podem ocorrer com a administração tópica de TRUSOPT. Os pacientes devem ser avisados de que se ocorrerem reações graves ou pouco comuns ou sinais8 de hipersensibilidade, o uso do produto deve ser descontinuado. Os pacientes devem ser avisados de que se eles desenvolverem qualquer reação ocular, particularmente conjuntivite9 e blefarite10, eles devem procurar orientação médica imediatamente, quanto a suspender ou não o tratamento com TRUSOPT. Informe ao médico o aparecimento de reações desagradáveis. Informe  seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.                                
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde11.
 

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Olhos:
5 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
7 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
9 Conjuntivite: Inflamação da conjuntiva ocular. Pode ser produzida por alergias, infecções virais, bacterianas, etc. Produz vermelhidão ocular, aumento da secreção e ardor.
10 Blefarite: Inflamação do bordo externo das pálpebras ou pestanas. Também conhecida como palpebrite, sapiranga, sapiroca ou tarsite.
11 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.