INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS TRUSOPT

Atualizado em 25/05/2016

Não foram realizados estudos específicos de interações medicamentosas com TRUSOPT Solução oftálmica. Em estudos clínicos, TRUSOPT foi utilizado concomitantemente com os seguintes medicamentos, sem evidência de interações adversas: solução oftálmica de timolol; solução oftálmica de betaxolol e medicamentos de uso sistêmico1 incluindo inibidores da ECA, bloqueadores de canal de cálcio, diuréticos2, drogas antiinflamatórias não-esteroidais, incluindo aspirina e hormônios (exemplo: estrógeno3, insulina4, tiroxina). TRUSOPT é um inibidor da anidrase carbônica e, embora de administração tópica, é absorvido sistemicamente. Em estudos clínicos, TRUSOPT não foi associado a distúrbios ácido-base. Contudo, estes distúrbios têm sido relatados com a utilização de inibidores da anidrase carbônica por via oral e têm, em alguns casos, resultado em interações medicamentosas (exemplo: toxicidade5 associada à terapia com altas doses de salicilato). Desta forma, deve-se considerar o potencial destas interações medicamentosas em pacientes sob tratamento com TRUSOPT.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
2 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
3 Estrógeno: Grupo hormonal produzido principalmente pelos ovários e responsáveis por numerosas ações no organismo feminino (indução da primeira fase do ciclo menstrual, desenvolvimento dos ductos mamários, distribuição corporal do tecido adiposo em um padrão feminino, etc.).
4 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
5 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.