PRECAUÇÕES TRUSOPT

Atualizado em 25/05/2016

TRUSOPT não foi estudado em pacientes com insuficiência renal1 severa (depuração de creatinina2 < 30 ml/min). Pelo fato de TRUSOPT e seus metabólitos3 serem excretados predominantemente pelos rins4, TRUSOPT não é recomendado para esses pacientes. O tratamento de pacientes com glaucoma5 agudo6 de ângulo fechado requer outras intervenções terapêuticas além do uso de agentes hipotensores. TRUSOPT não foi estudado em pacientes com glaucoma5 agudo6 de ângulo fechado. TRUSOPT não foi estudado em pacientes com insuficiência hepática7, devendo portanto ser utilizado com cautela nestes pacientes. TRUSOPT é uma sulfonamida e embora seja para uso tópico8, é absorvido sistemicamente. Desta forma, os mesmos tipos de reações adversas atribuídas às sulfonamidas podem ocorrer com a administração tópica. Se ocorrerem sinais9 de reações graves ou de hipersensibilidade, suspenda o uso do produto. Em estudos clínicos foram relatadas reações adversas oculares locais, principalmente conjuntivite10 e blefarites, com a administração crônica de TRUSOPT. Algumas destas reações apresentavam quadro clínico e evolução de reações alérgicas que desapareciam com a descontinuação da droga. Se forem observadas tais reações, deve ser considerada a suspensão do tratamento com TRUSOPT. Há um potencial para efeitos aditivos nos efeitos sistêmicos11 conhecidos da inibição da anidrase carbônica em pacientes sob tratamento com um inibidor da anidrase carbônica administrado por via oral e TRUSOPT. A administração concomitante de TRUSOPT e inibidores da anidrase carbônica administrados por via oral não foi estudada e não é recomendada. TRUSOPT não foi estudado em pacientes que usam lentes de contato. O cloreto de benzalcôneo, conservante utilizado na formulação de TRUSOPT Solução oftálmica, pode ser absorvido por lentes de contato gelatinosas. Gravidez12: Não há estudos adequados e bem-controlados em mulheres grávidas. TRUSOPT somente deverá ser utilizado durante a gravidez12 se o benefício potencial justificar os riscos potenciais para o feto13. Nutrizes14: Não se sabe se esta droga é excretada no leite humano. Deve-se decidir sobre suspender a amamentação15 ou o tratamento, levando-se em consideração a importância do tratamento para a mãe. Uso em crianças: A segurança e eficácia em crianças não foram estabelecidas. Uso em idosos: Do total de pacientes tratados com TRUSOPT na fase de estudos clínicos, 44% tinham 65 anos ou mais, enquanto que 10% tinham 75 anos ou mais. Não se observaram diferenças quanto à eficácia ou segurança entre estes pacientes e os pacientes mais jovens, porém, não se pode excluir a maior sensibilidade ao produto, de alguns pacientes idosos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
2 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
3 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
4 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
5 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
6 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
7 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
8 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
9 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
10 Conjuntivite: Inflamação da conjuntiva ocular. Pode ser produzida por alergias, infecções virais, bacterianas, etc. Produz vermelhidão ocular, aumento da secreção e ardor.
11 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
12 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
13 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
14 Nutrizes: Mulheres que amamentam; amas de leite; que alimentam.
15 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.