CONDUTA NA SUPERDOSAGEM LIBERAN

Atualizado em 25/05/2016

Os primeiros sinais1 de superdosagem são desconforto abdominal, salivação, rubor da pele2 (sensação de calor), sudorese3, náuseas4 e vômitos5.

A atropina é o antídoto6 específico. O tratamento recomendado para a superdosagem com Betanecol é:


• Administração subcutânea7 de atropina em doses de 500 .g (0,5 mg) a 1 mg para adultos e 10 .g (0,01 mg) por kg de peso corporal, até um máximo em dose única de 0,4 mg, para lactantes8 e crianças até 12 anos, repetidos se necessário a cada duas horas.

• Em urgências pode-se utilizar a injeção9 intravenosa de atropina para evitar os efeitos cardiovasculares ou broncoconstritores tóxicos severos do betanecol.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Sudorese: Suor excessivo
4 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
5 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
6 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
7 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
8 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
9 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.

Tem alguma dúvida sobre CONDUTA NA SUPERDOSAGEM LIBERAN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.