INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS CARBOLITIUM CR

Atualizado em 25/05/2016

À SEMELHANÇA DE OUTROS FÁRMACOS UTILIZADOS PARA ESTA ESPECIALIDADE, O CARBOLITIUM CR (CARBONATO DE LÍTIO) PODE SOFRER INTERAÇÃO ADVERSA COM OUTROS MEDICAMENTOS EM ALGUNS PACIENTES.HALDOL: SÍNDROME1 CEREBRAL CARACTERIZADA POR FRAQUEZA, LETARGIA2, FEBRE3, TREMORES, CONFUSÃO MENTAL, SINTOMAS4 EXTRAPIRAMIDAIS, LEUCOCITOSE5, ELEVAÇÃO DE ENZIMAS SÉRICAS SEGUIDA DE DANOS CEREBRAIS IRREVERSÍVEIS PODEM OCORRER EM ALGUNS PACIENTES QUE UTILIZAM O HALDOL EM ASSOCIAÇÃO COM O CARBOLITIUM CR (CARBONATO DE LÍTIO) PORÉM, A RELAÇÃO CAUSAL
ENTRE ESTA ASSOCIAÇÃO E ESTES EVENTOS NÃO ESTÁ BEM ESTABELECIDA. ESTES PACIENTES DEVEM SER MONITORADOS E EVIDÊNCIAS DE TOXICIDADE6 NEUROLÓGICA DEVEM LEVAR A INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO ASSIM QUE ESSES SINAIS7 FOREM IDENTIFICADOS.
A POSSIBILIDADE DE INTERAÇÕES ADVERSAS SEMELHANTES COM OUTROS ANTIPSICÓTICOS EXISTE.
O CARBOLITIUM CR (CARBONATO DE LÍTIO) PODE PROLONGAR OS EFEITOS DE AGENTES BLOQUEADORES NEUROMUSCULARES E, PORTANTO ESTES AGENTES DEVEM SER ADMINISTRADOS CUIDADOSAMENTE A PACIENTES EM LITIOTERAPIA.
INDOMETACINA E PIROXICAM: PODEM LEVAR A UM AUMENTO SIGNIFICATIVO DOS NÍVEIS PLASMÁTICOS DO LÍTIO. EM ALGUNS CASOS A TOXICIDADE6 DO LÍTIO PODE ESTAR RELACIONADA A ESTE TIPO DE INTERAÇÃO.
AGENTES INFLAMATÓRIOS NÃO HORMONAIS DEVEM SER ADMINISTRADOS COM O CONTROLE RIGOROSO DA LITEMIA.
CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS QUANDO DA ASSOCIAÇÃO DO CARBOLITIUM CR (CARBONATO DE LÍTIO) COM FENILBUTAZONA, DIURÉTICOS8 COMO HIDROCLOROTIAZIDA E CLORTIAZIDA, OU INIBIDORES DA CONVERSÃO DA ANGIOTENSINA, POIS A PERDA DE SÓDIO PODE DIMINUIR O CLEARENCE RENAL9 DO LÍTIO AUMENTANDO A SUA CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA A NÍVEIS TÓXICOS. QUANDO HOUVER ESTAS ASSOCIAÇÕES, AS DOSES DO CARBOLITIUM CR® (CARBONATO DE LÍTIO) DEVEM SER DIMINUÍDAS E SEUS NÍVEIS SÉRICOS DETERMINADOS COM MAIOR FREQÜÊNCIA.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Letargia: Em psicopatologia, é o estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo, do qual a pessoa pode ser despertada, mas ao qual retorna logo a seguir. Por extensão de sentido, é a incapacidade de reagir e de expressar emoções; apatia, inércia e/ou desinteresse.
3 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Leucocitose: É o aumento no número de glóbulos brancos (leucócitos) no sangue, geralmente maior que 8.000 por mm³. Ocorre em diferentes patologias como em resposta a infecções ou processos inflamatórios. Entretanto, também pode ser o resultado de uma reação normal em certas condições como a gravidez, a menstruação e o exercício muscular.
6 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
7 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
8 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
9 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.