ADVERTÊNCIAS DECONGEX PLUS

Atualizado em 25/05/2016

Este produto, na forma xarope, contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma1 brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
Interações medicamentosas:
Deve-se evitar a ingestão de álcool ou a administração de tranquilizantes durante o tratamento com DECONGEX PLUS, uma vez que pode aumentar a sonolência e diminuir consideravelmente os reflexos.
Os agentes bloqueadores alfa e betadrenérgicos como o mesilato de fentolamina e o propanolol, respectivamente, podem diminuir o efeito da fenilefrina e, consequentemente, comprometer a eficácia do produto. Os efeitos vasoconstritores da fenilefrina são potencializados quando utilizados pelos inibidores da MAO2, que reduzem o metabolismo3 da fenilefrina ou quando utilizados concomitantemente com drogas oxitócicas.
O uso concomitante de DECONGEX PLUS com medicamentos broncodilatadores4 deve ser evitado, pois pode ocorrer taquicardia5 e outras arritmias6 cardíacas com esta associação. Medicamentos depressores do SNC7, tais como: barbitúricos, drogas hipnóticas, analgésicos8 opióides, ansiolíticos e/ou antipsicóticos, podem aumentar a sonolência e diminuir consideravelmente os reflexos se utilizados com DECONGEX PLUS, devido o componente anti-histamínico maleato de bronfeniramina.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
3 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
4 Broncodilatadores: São substâncias farmacologicamente ativas que promovem a dilatação dos brônquios.
5 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
6 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
7 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
8 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.

Tem alguma dúvida sobre ADVERTÊNCIAS DECONGEX PLUS?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.