PRECAUÇÕES ÁVAPRO 150 MG E 300 MG

Atualizado em 28/05/2016
função renal1 comprometida: alterações da função renal1 podem ocorrer com indivíduos predispostos em conseqüência da inibição do sistema renina-angiotensina-aldosterona. O uso de outros medicamentos que afetam esse sistema em pacientes cuja função renal1 depende da atividade do sistema renina-angiotensina-aldosterona (p. ex., pacientes com insuficiência cardíaca congestiva2 grave), foi associado à oligúria3 e/ou azotemia progressiva e, raramente, à insuficiência renal4 aguda e/ou morte. Um comportamento similar deve ser esperado com o uso de Ávapro. Em estudos com inibidores da ECA em pacientes com estenose5 unilateral ou bilateral da artéria renal6, foram relatados aumentos da creatinina7 sérica e nitrogênio uréico do sangue8. O uso de Ávapro em pacientes com esta condição não é conhecido, porém deve ser esperado um efeito similar. Gravidez9: drogas que agem diretamente no sistema renina-angiotensina, quando usadas durante o 2º e 3º trimestres da gravidez9 podem causar danos ao desenvolvimento do feto10, ou mesmo morte. Quando for diagnosticada gravidez9, Ávapro deve ser descontinuado tão logo quanto possível. Amamentação11: não se determinou se a irbesartana é excretada no leite humano, porém a irbesartana ou alguns de seus metabólitos12 são excretados em baixa concentração no leite de ratas lactantes13. Deve-se avaliar a descontinuação da amamentação11 ou do tratamento, levando-se em conta a importância do medicamento no tratamento da mãe e o risco potencial de efeitos adversos para o lactente14. Uso pediátrico: a segurança e a eficácia em pacientes pediátricos não foram estabelecidas. Uso geriátrico: não se observaram diferenças globais em termos de eficácia ou segurança entre os pacientes idosos e os pacientes mais jovens, porém não pode ser excluída a maior sensibilidade de alguns indivíduos mais idosos. - Interações medicamentosas: não foram encontradas interações farmacocinéticas significativas entre drogas nos estudos de interação realizados com a hidroclorotiazida, digoxina, varfarina e nifedipina.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Insuficiência Cardíaca Congestiva: É uma incapacidade do coração para efetuar as suas funções de forma adequada como conseqüência de enfermidades do próprio coração ou de outros órgãos. O músculo cardíaco vai diminuindo sua força para bombear o sangue para todo o organismo.
3 Oligúria: Clinicamente, a oligúria é o débito urinário menor de 400 ml/24 horas ou menor de 30 ml/hora.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
6 Artéria Renal: Ramo da aorta abdominal que irriga os rins, glândulas adrenais e ureteres.
7 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
8 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
11 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
12 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
13 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
14 Lactente: Que ou aquele que mama, bebê. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.