PRECAUÇÕES BETADERM N CREME

Atualizado em 28/05/2016
o uso de corticosteróides tópicos, em grandes quantidades e/ou em extensas áreas do corpo pode levar a ocorrência de efeitos sistêmicos1. Não é aconselhável o uso de corticosteróides tópicos em grandes quantidades ou em longo prazo no decorrer da gestação. Em caso de curativo oclusivo, a área a ser tratada deve ser cuidadosamente limpa antes de cada curativo, a fim de evitar-se a infecção2 bacteriana induzida pela oclusão. Os corticosteróides podem ser perigosos na psoríase3 por várias razões: recidivas4 rebotes, desenvolvimento de tolerância, risco de psoríase3 pustular generalizada e de ocorrência de toxicidade5 local ou sistêmica devido à deficiência na função de barreira da pele6. - Advertências: quando o produto é aplicado em grandes áreas da pele6, pode ocorrer absorção sistêmica significativa, com risco de ototoxicidade7, além dos efeitos sistêmicos1 do corticóide e do antibiótico.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
4 Recidivas: 1. Em medicina, é o reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência. 2. Em direito penal, significa recaída na mesma falta, no mesmo crime; reincidência.
5 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
6 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
7 Ototoxicidade: Dano causado aos sistemas coclear e/ou vestibular resultante de exposição a substâncias químicas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.