PRECAUÇÕES CEFUROXIMA SÓDICA

Atualizado em 28/05/2016
embora a cefuroxima raramente produza alterações na função renal1, recomenda-se avaliação do estado renal1, especialmente em pacientes gravemente doentes que estejam recebendo doses máximas. A dose diária total de cefuroxima sódica deve ser reduzida nos pacientes com insuficiência renal2 transitória ou persistente, pois as doses usuais em tais pacientes podem resultar em concentrações excessivas no soro3. Como com outros antibióticos, o uso prolongado de cefuroxima pode resultar em crescimento excessivo de microorganismos resistentes. É necessária avaliação constante das condições do paciente. Se durante o tratamento ocorrer uma superinfecção4, deve-se tomar as medidas apropriadas. A cefuroxima deve ser prescrita com cautela a pacientes com história de doença gastrintestinal, particularmente colite5. - - Uso na gravidez6: não há estudos bem controlados em mulheres grávidas. Devido ao fato dos estudos de reprodução7 em animais nem sempre predizerem as respostas no homem, esta droga deve ser usada durante a gravidez6 somente se claramente necessária. Lactantes8: a cefuroxima é excretada no leite humano em baixas concentrações. Deve-se ter cautela quando a cefuroxima for administrada a mulheres que estejam amamentando. - Uso pediátrico: não foram ainda estabelecidas a segurança e a eficácia da cefuroxima em crianças com menos de 3 meses de idade. Foram reportados casos de acúmulo de antibióticos cefalosporínicos em recém-nascidos (resultando em aumento da meia-vida da droga). - Interações medicamentosas: pacientes recebendo cefuroxima poderão apresentar uma reação falso-positiva para glicose9 na urina10 com as soluções de Benedict e Fehling e também com os comprimidos de clinitest, mas não com a glico-fita (fita para teste enzimático da glicose9). Uma reação falso-negativa poderá ocorrer no teste com ferrocianeto para determinação de glicose9 no soro3. A cefuroxima não interfere na determinação de creatinina11 na urina10 ou no soro3, pelo método do picrato alcalino. Na administração de antibióticos cefalosporínicos em doses elevadas deve-se ter cautela no caso de pacientes sob tratamento concomitante com diuréticos12 potentes, uma vez que há suspeita de que tais associações afetem adversamente a função renal1. Como ocorre com outros antibióticos betalactâmicos, a excreção renal1 da cefuroxima é inibida pela probenecida.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
3 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
4 Superinfecção: Geralmente ocorre quando os antibióticos alteram o equilíbrio do organismo, permitindo o crescimento de agentes oportunistas, como os enterococos. A superinfecção pode ser muito difícil de tratar, porque é necessário optar por antibióticos eficazes contra todos os agentes que podem causá-la.
5 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
8 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
9 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
10 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
11 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
12 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.