REAÇÕES ADVERSAS/COLATERAIS FOLICORIN

Atualizado em 28/05/2016

Reações de hipersensibilidade, tais como rash1 cutâneo2, urticárias, prurido3 ou reações alérgicas podem ocorrer.
Os antibióticos podem interferir com o método de ensaio microbiológico4 utilizado para determinar as concentrações de folatos séricos e em eritrócitos5 produzindo resultados falsamente negativos. Interfere com valores fisiológicos, pois a administraçação de doses elevadas e contínuas de Folinato de cálcio pode reduzir concentrações de vitamina6 B12 no sangue7.

- POSOLOGIA:
Adultos:

Antídoto8 (dos antagonistas do ácido fólico):
Metotrexato: Em geral, recomenda-se administrar  a  primeira dose de folinato  de cálcio  nas primeiras 24 a 48 horas para compensar as doses elevadas de metotrexato (no prazo de 1 hora em caso de superdosagem), com uma dosagem que produza concentrações sangüíneas iguais ou  superiores às concentrações sangüíneas do metotrexato (o folinato de cálcio em doses de 15 a 25 mg por m2 de superfície corpórea produz uma concentração plasmática máxima de aproximadamente 1 micromolar).
A duração da administração do folinato de cálcio varia segundo as doses de metotrexato e as concentrações plasmáticas que se obtêm (incluindo a taxa de eliminação): em geral continua-se administrando  folinato de  cálcio desde que a concentração de metotrexato decresça a nível inferior a 5x10-8M. Doses superiores a 25 mg devem  ser  administradas por via  parenteral.
Pirimetamina  ou  trimetoprina:
Prevenção: de 400 mcg (0,4 mg) a 5 mg com cada dose do antagonista9 do ácido fólico.
Tratamento: de 5 a 15 mg ao dia.
Antianêmico (anemia megaloblástica10 secundária à deficiência de folinato): 1 mg ao dia.
Crianças:
Devem ser seguidas as recomendações de posologia, com  base na avaliação de superfície corporal, conforme descrito para adultos.
Em pacientes com acidúria, ascite11, desidratação12, obstrução gastrointestinal, disfunção renal13 ou derrame14 pleural ou
peritoneal pode ser  necessário um tratamento com folinato de cálcio em doses maiores e/ou de maior duração, devido à excreção mais lenta de metotrexato e a maior demora  para reduzir a concentração plasmática do metotrexato a níveis não tóxicos (menor que 5 x 10-8 M). Recomenda-se  que  a duração da administração de folinato de cálcio nestes pacientes seja  fundamentada pela  determinação  do metotrexato plasmático.
Para  não interferir nos efeitos antineoplásicos do metotrexato é melhor que a administração de folinato de cálcio seja consecutiva, não simultânea com a administração do metotrexato. O folinato de cálcio tem sido administrado simultaneamente com a pirimetamina e a trimetoprina por via oral ou intramuscular, sem problemas, em doses que  variam de 0,4  a 5 mg para evitar a anemia megaloblástica10 devido a doses elevadas destes medicamentos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
2 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
3 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
4 Microbiológico: Referente à microbiologia, ou seja, à especialidade biomédica que estuda os microrganismos patogênicos, responsáveis pelas doenças infecciosas, englobando a bacteriologia (bactérias), virologia (vírus) e micologia (fungos).
5 Eritrócitos: Células vermelhas do sangue. Os eritrócitos maduros são anucleados, têm forma de disco bicôncavo e contêm HEMOGLOBINA, cuja função é transportar OXIGÊNIO. Sinônimos: Corpúsculos Sanguíneos Vermelhos; Corpúsculos Vermelhos Sanguíneos; Corpúsculos Vermelhos do Sangue; Glóbulos Vermelhos; Hemácias
6 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
7 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
8 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
9 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
10 Anemia megaloblástica: É uma doença na qual a medula óssea produz hemácias gigantes e imaturas. Esse distúrbio é provocado pela carência de vitamina B12 ou de ácido fólico no organismo. Uma vez que esses fatores são importantes para a síntese de DNA e responsáveis pela eritropoiese, a sua falta causa um defeito na síntese de DNA, levando ao desequilíbrio no crescimento e divisão celular.
11 Ascite: Acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal. Pode estar associada a diferentes doenças como cirrose, insuficiência cardíaca, câncer de ovário, esquistossomose, etc.
12 Desidratação: Perda de líquidos do organismo pelo aumento importante da freqüência urinária, sudorese excessiva, diarréia ou vômito.
13 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
14 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.