INFORMAÇÕES TÉCNICAS CEFORAN

Atualizado em 28/05/2016

Modo de Ação:
Cefotaxima Sódica é um antibiótico cefalosporínico de terceira geração. A atividade bactericida da Cefotaxima Sódica resulta da inibição da síntese da parede celular. Cefotaxima Sódica tem atividade, in vitro, contra uma grande variedade de bactérias, Gram-positivas e Gram-negativas.
Cefotaxima Sódica tem um alto grau de estabilidade na presença de beta-lactamases, tanto penicilinases como cefaloporinases, de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas. Cefotaxima Sódica mostrou ser um potente inibidor de beta-lactamases por algumas bactérias Gram-negativas. De modo geral, é ativo, tanto in vitro como em infecções1 clínicas.

Farmacocinética:
Cefotaxima Sódica não é apreciavelmente absorvida pelo trato gastrintestinal, devendo ser administrada, preferencialmente, por via parenteral.
A ligação da Cefotaxima Sódica com proteínas2 é moderada (38%).
Cefotaxima Sódica sofre biotransformação parcial (30% a 50%), resultando em metabólitos3 inativos e um ativo, a 3-desacetilcefotaxima, que é, porém, quatro a oito vezes menos ativo que a Cefotaxima. Apresenta meia-vida, em pacientes com função renal4 normal, de 1 hora, e com função renal4 alterada, de 3 horas. A meia-vida da desacetilcefotaxima é de 1,6 horas.
Cefotaxima Sódica penetra no liquor5, na presença de inflamação6, atingindo concentrações terapêuticas eficazes para vários patógenos. Quando administrada por via intramuscular, atinge concentração sérica máxima, em meia hora, de 21µg/mL, após dose de 1g. Quando administrada por via intravenosa, atinge a concentração máxima de 102µg/mL, após dose de 1g, e 214µg/mL, após dose de 2g.
Atinge uma faixa de volume de distribuição de 0,25 a 0,39 L/Kg.
Cefotaxima Sódica atravessa a barreira placentária e é excretada em baixas concentrações no leite materno.
É excretada principalmente na urina7, por filtração glomerular e secreção tubular, 50% a 60% na forma inalterada, em 6 horas, e 15% a 25% na forma de metabólito8 ativo.
Cefotaxima Sódica e seus metabólitos3 são removidos, moderadamente, por hemodiálise9 e, não significativamente, por diálise peritoneal10.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Líquor: Líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluido cérebro espinhal, é definido como um fluido corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnoideo no cérebro e na medula espinhal (entre as meninges aracnoide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal. Possui também a função de fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo. É sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnoideo em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.
6 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
7 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
8 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
9 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
10 Diálise peritoneal: Ao invés de utilizar um filtro artificial para “limpar“ o sangue, é utilizado o peritônio, que é uma membrana localizada dentro do abdômen e que reveste os órgãos internos. Através da colocação de um catéter flexível no abdômen, é feita a infusão de um líquido semelhante a um soro na cavidade abdominal. Este líquido, que chamamos de banho de diálise, vai entrar em contato com o peritônio, e por ele será feita a retirada das substâncias tóxicas do sangue. Após um período de permanência do banho de diálise na cavidade abdominal, este fica saturado de substâncias tóxicas e é então retirado, sendo feita em seguida a infusão de novo banho de diálise. Esse processo é realizado de uma forma contínua e é conhecido por CAPD, sigla em inglês que significa diálise peritoneal ambulatorial contínua. A diálise peritoneal é uma forma segura de tratamento realizada atualmente por mais de 100.000 pacientes no mundo todo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.