PRECAUÇÕES DE APLICAÇÃO CEFORAN

Atualizado em 28/05/2016

Após a reconstituição, a solução de Ceforan deve ser usada imediatamente. A solução tem coloração amarelo-clara, indicando estabilidade. Se puder ser visualizada qualquer alteração na consistência, presença de partículas ou cor amarelo-escura ou marrom, a solução reconstituída de Ceforan não deve ser usada. A solução reconstituída de Ceforan, quando conservada abaixo de 25 ºC, não deve ser armazenada por mais de 24 horas.
Com a administração intravenosa de altas doses, Ceforan pode provocar angioalgia e tromboflebite1. Devem ser controlados e monitorados o preparo da solução e o local da injeção2. A droga deve ser injetada o mais lentamente possível (injeção2 intravenosa).
Em caso de injeção intramuscular3 sem lidocaína, foi relatado que a solução de Ceforan causa dor local.
Ceforan é para uso intramuscular ou intravenoso.
Qualquer porção não utilizada da solução reconstituída de Ceforan deve ser descartada.

*Injeção2 intravenosa: Para administração intravenosa intermitente4, uma solução contendo 0,5g e 1g em mais de 2mL e 4mL de Água Estéril para Injeções, respectivamente, pode ser injetada durante um período de três a cinco minutos.
Solução de bicarbonato de sódio não deve ser usada.
Para a administração de doses mais elevadas, por infusão intravenosa contínua, deve ser usada uma solução contendo 2g em 100mL de Água Estéril para Injeções, solução de glicose5 a 5% ou qualquer outra solução para injeção2 intravenosa contínua podem ser usadas em um período superior a cinqüenta ou sessenta minutos. E para a administração de infusão intravenosa rápida, uma solução contendo Água Estéril para Injeções ou 40mL de outra solução I.V., para infusão, deve ser administrada durante um período de 20 minutos. Ceforan nunca deve ser misturado com solução de bicarbonato de sódio.

*Injeção intramuscular3: Para administração intramuscular intermitente4, uma solução contendo 0,5g e 1g em mais de 2mL e mais de 4mL de Água Estéril para Injeções, respectivamente, deve ser administrada, profundamente, em um músculo relativamente grande. Se a dose for administrada nos mesmos sítios intramusculares, as doses individuais não devem exceder a 4mL, em adultos, e 2mL, em crianças e bebês6, respectivamente.
Quando a dose de administração de Ceforan for exceder a 2g/dia (adulto), e 100mg/Kg (crianças e bebês6) ou 1g, duas vezes ao dia, Ceforan deve ser administrado por via intravenosa. Em caso de adultos e crianças com mais de 12 anos de idade, Ceforan pode ser injetado em uma solução de lidocaína a 1% (1g/4mL), para evitar dor na administração intramuscular, mas esta solução não deve ser injetada por via intravascular7.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tromboflebite: Processo inflamatório de um segmento de uma veia, geralmente de localização superficial (veia superficial), juntamente com formação de coágulos na zona afetada. Pode surgir posteriormente a uma lesão pequena numa veia (como após uma injeção ou um soro intravenoso) e é particularmente frequente nos toxico-dependentes que se injetam. A tromboflebite pode desenvolver-se como complicação de varizes. Existe uma tumefação e vermelhidão (sinais do processo inflamatório) ao longo do segmento de veia atingido, que é extremamante doloroso à palpação. Ocorrem muitas vezes febre e mal-estar.
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Injeção intramuscular: Injetar medicamento em forma líquida no músculo através do uso de uma agulha e seringa.
4 Intermitente: Nos quais ou em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Em medicina, diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal ou cujas pulsações têm intervalos desiguais entre si.
5 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
6 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
7 Intravascular: Relativo ao interior dos vasos sanguíneos e linfáticos, ou que ali se situa ou ocorre.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.