CONTRA-INDICAÇÕES ETOPOSIDO

Atualizado em 28/05/2016
pacientes com conhecida hipersensibilidade ao etoposido ou a qualquer outro componente da fórmula. Etoposido não deve ser administrado a pacientes com mielodepressão grave induzida por tratamento quimioterápico anterior ou radioterapia1, exceto quando os benefícios justificarem os riscos. Etoposido não deverá ser administrado a pacientes com infecções2 não controladas. Gravidez3 e lactação4: Etoposido pode causar dano fetal administrado a mulheres grávidas. Se o Etoposido for utilizado durante a gravidez3 ou se a gravidez3 ocorrer durante o tratamento, a paciente deverá ser advertida do risco potencial sobre o feto5. Mulheres em idade fértil deverão ser aconselhadas a evitar a gravidez3. Não se sabe se a droga é excretada no leite materno, no entanto, como muitas drogas são excretadas no leite e pelo potencial do Etoposido em provocar graves efeitos colaterais6 em lactentes7, deve-se optar por interromper a amamentação8 ou descontinuar a droga, levando-se em conta os benefícios da droga para a mãe.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
6 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
7 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
8 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.