INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ETOPUL

Atualizado em 28/05/2016
A terapia combinada1 entre Etopul e cisplatina mostrou-se positiva no tratamento de alguns tumores. Estudos indicam que Etopósido e cisplatina atuam sinergicamente, aumentando a atividade antineoplásica de ambos.
A administração de Etopul a pacientes previamente tratados com cisplatina deve ser monitorada, pois esses pacientes podem apresentar dificuldade na eliminação de Etopul.
Estudos em animais indicam que a atividade antineoplásica de Etopul e alguns outros agentes antineoplásicos (carmustina, citarabina, ciclofosfamida) tem potencial aditivo ou sinérgico.
O uso concomitante de medicamentos depressores de medula óssea2 e radioterapia3 causa efeito aditivo na depressão medular.
Etopul pode interagir com vacinas de vírus4 vivos porque, estando suprimidos os mecanismos de defesa normal, pode haver potencialização da replicação do vírus4 da vacina5 e diminuição na formação de anticorpos6.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Terapia combinada: Uso de medicações diferentes ao mesmo tempo (agentes hipoglicemiantes orais ou um agente hipoglicemiante oral e insulina, por exemplo) para administrar os níveis de glicose sangüínea em pessoas com diabetes tipo 2.
2 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
3 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
4 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
5 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
6 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.