PRECAUÇÕES HALCION

Atualizado em 28/05/2016
em idosos e/ou pacientes debilitados, iniciar o tratamento na dose de 0,125 mg para redução da possibilidade de sedação1 excessiva, tontura2 ou comprometimento da coordenação. Recomenda-se que o tratamento seja iniciado com a menor dose eficaz. Foram relatados casos de ôamnésia do viajante" durante um vôo aéreo por causa do tempo insuficiente para o período de sono antes do despertar e antes de iniciar a atividade ou pelo uso concomitante de álcool. Cautela em sinais3 e sintomas4 de depressão intensificados por drogas hipnóticas. Tendências suicidas podem estar presentes nesses pacientes, sendo necessárias medidas protetoras. A superdosagem intencional é mais comum nesses pacientes e a menor quantidade de droga possível deve estar à disposição do paciente de cada vez. Precauções habituais em insuficiência renal5 ou hepática6, insuficiência7 pulmonar crônica e apnéia8 de sono. Foram relatadas depressão respiratória e apnéia8 infreqüentemente em função respiratória comprometida. A segurança e a eficácia em indivíduos com menos de 18 anos de idade não foram estabelecidas.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.
2 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
3 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
6 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
7 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
8 Apnéia: É uma parada respiratória provocada pelo colabamento total das paredes da faringe que ocorre principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. No adulto, considera-se apnéia após 10 segundos de parada respiratória. Como a criança tem uma reserva menor, às vezes, depois de dois ou três segundos, o sangue já se empobrece de oxigênio.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.