INFORMAÇÕES TÉCNICAS MELOXIL

Atualizado em 28/05/2016

As propriedades analgésica, antiinflamatória e antipirética de Meloxicam (um novo agente antiinflamatório não esteroidal, pertencente a classe do ácido enólico, um dos derivados de oxicam) foram investigadas em uma variedade de espécies animais e comparadas com as propriedades do piroxicam, diclofenaco, indometacina e uma variedade de outros antiinflamatórios não esteroidais. O Meloxicam inibe, preferencialmente, a ciclooxigenase - 2 (COX-2), enzima1 responsável pela produção de prostraglandinas. "In vitro", o Meloxicam é três vezes mais eficiente contra a inibição da COX-2 no cultivo de macrófagos2 de cobaias, do que contra o componente COX-1 destas células3. A maioria dos antiinflamatórios não-esteroidais (NSAIDs) apresentam-se mais eficientes contra COX-1 do que COX-2. Meloxicam mostrou uma propriedade farmacocinética favorável, que é muito similar no rato e no homem (t 1/2 homem: 20 h; rato: 16 h - ligação com proteínas4 plasmáticas no rato e no homem: 99,5-99,7%). O Meloxicam é absorvido cerca de 89% após administração oral. Dados relatados mostram que o Meloxicam difere dos NSAIDs clássicos com respeito a suas propriedades antiinflamatória, analgésica e antipirética. Mas, significantemente, a tolerância gastrintestinal em relação à potência antiinflamatória do Meloxicam é muito mais favorável do que a dos outros NSAIDs testados, devido, preferencialmente, a sua ação sobre COX-2, em relação a COX-1. Pesquisas realizadas demonstram que a inibição de COX-2 proporciona efeitos terapêuticos, enquanto a inibição de COX-1 gera efeitos colaterias gástricos e renais. A administração concomitante de Meloxicam com líquidos ou alimentos não altera a sua absorção. A taxa de ligação do Meloxicam às proteínas4 plasmáticas é superior a 99%. Doses diárias únicas proporcionam concentrações plasmáticas variando de 0,4-1,0 mcg/ml para doses de 7,5 mg e de 0,8-2,0 mcg/ml para doses de 15 mg. Meloxicam atinge cerca de 50% de seu valor nas concentrações plasmáticas. Cerca de 5% é excretado pelas fezes, de forma inalterada. Na urina5, ocorrem apenas traços de substâncias inalteradas. Sua principal via de metabolização é o radical metila da fração tiazolil. 50% dos metabólitos6 são eliminados pela urina5 e a mesma quantidade nas fezes. Os efeitos anti-exsudativos7 do Meloxicam, como medida nos testes de edema8, são típicos de um inibidor da ciclooxigenase. O Meloxicam demonstrou uma maior potência contra a artrite9 do que os outros NSAIDs.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Macrófagos: É uma célula grande, derivada do monócito do sangue. Ela tem a função de englobar e destruir, por fagocitose, corpos estranhos e volumosos.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
5 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
6 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
7 Exsudativos: 1. Inerente ou pertencente à exsudação. Ação de exsudar, suar, transpirar. 2. Líquido que, saindo pelos poros da superfície de um vegetal ou de um animal, torna-se espesso ou viscoso nessa superfície.
8 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
9 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.