COMPOSIÇÃO PRIMID

Atualizado em 28/05/2016


Cada comprimido contém:
Primidona .................... 100 mg 250 mg
Excipientes*  q.s.p. .................... 1 comprimido
**Excipientes: estearato de magnésio, lactose1, polivinilpirrolidona, croscarmelose sodica e corante amarelo FD&C.
•    
- INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação esperada do medicamento: PRIMID contém primidona que e um anticonvulsivante, utilizado no controle das crises epilépticas e das convulsões do grande mal. E utilizado também no controle do tremor essencial, particularmente em idosos.

Cuidados de armazenamento: Os comprimidos devem ser mantidos em sua embalagem original, na temperatura ambiente (entre 15 e 30?C), ao abrigo da umidade e protegidos da luz.

Prazo de validade: Nao utilize medicamento com a validade vencida. O prazo de validade de PRIMID esta impresso na embalagem e e de 24 meses apos a data de fabricação.

Gravidez2 e lactação3: ao seu medico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou apos o seu termino. Informar ao medico se esta amamentando.

Cuidados de administração: Siga a orientação do seu medico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Observe a prescrição e não altere as dosagens ou os intervalos da administração de PRIMID.

Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento nem administre qualquer outro medicamento sem o conhecimento de seu medico.

Reações Adversas: Informe ao seu medico o aparecimento de reações desagradáveis. Realize os exames de controle sanguíneo durante o tratamento. No inicio do tratamento você pode sentir tontura4, sonolência e apresentar problemas de coordenação motora. Em geral, essas reações desaparecem com a continuidade do uso do medicamento. Observe com cuidado caso você exerça atividade que requeira atenção, para evitar acidentes. Caso ocorram distúrbios gastrointestinais, tome o medicamento com as refeições. Informe ao seu medico se ocorrer erupção5 cutânea6, dores nas articulações7 ou febre8 inexplicável.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: O uso de PRIMID com adrenocorticóides, anticoncepcionais orais, carbamazepina, depressores centrais, inibidores da MAO9, incluindo furazolidona, procarbazina e selegilina, bem como com bebidas alcoolicas, pode interferir em sua ação e ser prejudicial a sua saúde10. Somente o seu medico pode indicar outros medicamentos durante o tratamento com PRIMID.

Contra-indicações e precauções: ao seu medico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do inicio ou durante o tratamento. PRIMID e contra-indicado em pacientes com porfiria11 ou com historia de alergia12 ao fenobarbital.
Nao deve ser usado durante a gravidez2 e a lactação3. Durante o tratamento, evite dirigir veículos ou operar maquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas, devido a possíveis reações visuais.   Durante o tratamento, visite regularmente seu medico e realize os exames complementares solicitados. A cada seis meses de tratamento você devera fazer as avaliações e exames solicitados por seu medico. Informe ao seu medico caso sofra de insuficiência hepática13 ou renal14, ou de problemas respiratórios.
Este produto contém o corante amarelo de TARTRA ZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma15 brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao Ácido Acetilsalicílico.

Risco da auto-medicação:
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE10.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
5 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
6 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
7 Articulações:
8 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
9 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
10 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
11 Porfiria: Constituem um grupo de pelo menos oito doenças genéticas distintas, além de formas adquiridas, decorrentes de deficiências enzimáticas específicas na via de biossíntese do heme, que levam à superprodução e acumulação de precursores metabólicos, para cada qual correspondendo um tipo particular de porfiria. Fatores ambientais, tais como: medicamentos, álcool, hormônios, dieta, estresse, exposição solar e outros desempenham um papel importante no desencadeamento e curso destas doenças.
12 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
13 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
14 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
15 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.