POSOLOGIA PRIMID

Atualizado em 28/05/2016

Adultos e crianças acima de 8 anos (dose máxima diária: 2 g)Anticonvulsivo: a 125 mg/dia, via oral, ao deitar, durante os 3 primeiros dias; aumentar para 100 ou 125 mg, 2 vezes/dia, no 4º, 5º 6º ; aumentar para 100 ou 125 mg, 3 vezes/dia, no 7º, 8º 9º ; no 10º passar para 250 mg, 3 vezes/dia.
Ajustar de acordo com as necessidades e tolerância do paciente.

Manutenção: mg, via oral, 3 ou 4 vezes/dia. Se necessário, a dose pode ser aumentada ate 1500 mg ao dia, em doses divididas. A dose total diária não deve exceder 2 g. Para obter-se o máximo de eficacia, a dose deve ser individualizada. Em alguns casos, deve-se efetuar determinações do nível sérico de primidona, para ajuste de dose. O nível sérico clinicamente eficaz de primidona esta entre 5 e 12 mcg/ml.

Tremor essencial: Nos pacientes com idade avançada, pode-se uta primidona em doses ate menores do que as utilizadas como anticonvulsivante (10 mg/kg/dia). Em geral, recomenda-se por via oral, 50 a 62,5 mg/dia. Ajustar ate o máximo de 750 mg/dia.

Para pacientes1 em tratamento com outros anticonvulsivantes: se iniciar com 100 mg a 125 mg de primidona ao deitar, aumentando gradualmente a posologia ate o nível de manutenção, ao mesmo tempo em que se diminui a outra droga. Este esquema posológico deve ser seguido ate que se obtenha um nível satisfatório de dose para a combinação, ou ate que a outra droga seja retirada. Quando o objetivo for tratamento somente com primidona, a transição não deve ser feita em menos de duas semanas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.