
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS NORFLOXACINO
Gerais: Assim como para outros ácidos orgânicos, o Norfloxacino deve ser usado com cautela em indivíduos com história de convulsões ou de fatores que sabidamente predispõem a convulsões. Raramente têm sido relatadas convulsões em pacientes recebendo Norfloxacino, contudo ainda não foi estabelecida uma relação de causa com a droga.Têm sido observadas reações de fotossensibilidade em pacientes excessivamente expostos à luz do sol enquanto recebem alguns membros desta classe de drogas. Deve-se evitar muita luz, usar protetor solar e descontinuar a terapia se ocorrer fotossensibilidade.
Insuficiência Renal1: Norfloxacino pode ser usado em pacientes com insuficiência renal1, entretanto, como o Norfloxacino é primariamente excretado pelo rim2, níveis urinários podem ser significativamente comprometidos por disfunção renal3 severa.
Gravidez4: o Norfloxacino pode causar problemas no desenvolvimento ósseo do feto5, por isso não deve ser usado durante a gravidez4. O Norfloxacino foi detectado no sangue do cordão umbilical6 e no líquido amniótico7.
Amamentação8: o Norfloxacino é distribuído no leite materno, por isso não deve ser usado durante a amamentação8.
Pediatria: Devido a possibilidade de ocorrerem problemas no desenvolvimento ósseo, o Norfloxacino não deve ser usado em crianças e adolescentes.
- INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
Probenecida: diminui a excreção urinária do Norfloxacino.
Teofilina e ciclosporina: têm seus níveis séricos significativamente aumentados.
Anticoagulantes9 orais: têm seus efeitos anticoagulantes9 potencializados.
Multivitaminas contendo ferro e zinco, antiácidos10 e sucralfatos: diminuem a absorção do Norfloxacino. Não devem ser dados concomitantemente e nem com intervalo inferior a 2 horas.
Cafeína: tem seu clearance reduzido e prolongamento da meia-vida plasmática.
Fembufeno: o uso concomitante pode levar a convulsões.