PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS NORFLOXACINO

Atualizado em 28/05/2016

Gerais: Assim como para outros ácidos  orgânicos, o Norfloxacino deve ser usado com cautela em indivíduos com história de convulsões ou de fatores que sabidamente predispõem a convulsões. Raramente têm sido relatadas convulsões em pacientes recebendo Norfloxacino, contudo ainda não foi estabelecida uma relação de causa com a droga.Têm sido observadas reações de fotossensibilidade em pacientes excessivamente expostos à luz do sol enquanto recebem alguns membros desta classe de drogas. Deve-se evitar muita luz, usar protetor solar e descontinuar a terapia se ocorrer fotossensibilidade.
Insuficiência Renal1: Norfloxacino pode ser usado em pacientes com insuficiência renal1, entretanto, como o Norfloxacino é primariamente excretado pelo rim2, níveis urinários podem ser significativamente comprometidos por disfunção renal3 severa.
Gravidez4: o Norfloxacino pode causar problemas no desenvolvimento ósseo do feto5, por isso não deve ser usado durante a gravidez4. O Norfloxacino foi detectado no sangue do cordão umbilical6 e no líquido amniótico7.
Amamentação8: o Norfloxacino é distribuído no leite materno, por isso não deve ser usado durante a amamentação8.
Pediatria: Devido a possibilidade de ocorrerem problemas no desenvolvimento ósseo, o Norfloxacino não deve ser usado em crianças e adolescentes.

- INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
Probenecida: diminui a excreção urinária do Norfloxacino.
Teofilina e ciclosporina: têm seus níveis séricos significativamente aumentados.
Anticoagulantes9 orais: têm seus efeitos anticoagulantes9 potencializados.
Multivitaminas contendo ferro e zinco, antiácidos10 e sucralfatos: diminuem a absorção do Norfloxacino. Não devem ser dados concomitantemente  e nem com intervalo inferior a 2 horas.
Cafeína: tem seu clearance reduzido e prolongamento da meia-vida plasmática.
Fembufeno: o uso concomitante pode levar a convulsões.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
2 Rim: Os rins são órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
6 Sangue do Cordão Umbilical: Sangue do feto. A troca de nutrientes e de resíduos entre o sangue fetal e o materno ocorre através da PLACENTA. O sangue do cordão é o sangue contido nos vasos umbilicais (CORDÃO UMBILICAL) no momento do parto.
7 Líquido amniótico: Fluido viscoso, incolor ou levemente esbranquiçado, que preenche a bolsa amniótica e envolve o embrião durante toda a gestação, protegendo-o contra infecções e choques mecânicos e térmicos.
8 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
9 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
10 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.