POSOLOGIA NORFLOXACINO

Atualizado em 28/05/2016

Infecção1 do trato urinário2: 400 mg, de 12 em 12 horas, durante 7 a 10 dias.Cistite3 aguda não complicada: 400 mg, de 12 em 12 horas, durante 3 dias.
Infecção1 do trato urinário2 crônica recidivante4: 400 mg, de 12 em
12 horas, até 12 semanas. Se for obtida supressão adequada dentro de 4 semanas de tratamento, a dose de Norfloxacino pode ser reduzida para 400 mg/dia.
Para o tratamento de prostatite5 crônica, o tratamento por 4 semanas (400 mg, de 12 em 12 horas) tem se apresentado bastante eficaz.
Gastroenterite6 bacteriana aguda: 400 mg, de 12 em 12 horas, durante 5 dias.
Uretrite7, faringite8, proctite9 e cervicite10 gonocócica agudas: 800 mg em dose única.
Febre tifóide11: 400 mg, de 8 em 8 horas, durante 14 dias.
Profilaxia da sepse12 com neutropenia13 intensa: 400 mg, de 8 em 8 horas, enquanto durar a neutropenia13 (não há dados disponíveis para recomendar o tratamento além de 8 semanas).
Profilaxia da gastroenterite6 bacteriana: 400 mg/dia. Iniciar 24 horas antes da chegada e continuar 48 horas após a saída de áreas endêmicas.
O comprimido deverá ser ingerido pelo menos 1 hora antes ou pelo menos 2 horas depois das refeições com um copo de água.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Trato Urinário:
3 Cistite: Inflamação ou infecção da bexiga. É uma das infecções mais freqüentes em mulheres, e manifesta-se por ardor ao urinar, urina escura ou com traços de sangue, aumento na freqüência miccional, etc.
4 Recidivante: Característica da doença que recidiva, que acontece de forma recorrente ou repetitiva.
5 Prostatite: Quadro de inflamação da próstata.
6 Gastroenterite: Inflamação do estômago e intestino delgado caracterizada por náuseas, vômitos, diarréia e dores abdominais. É produzida pela ingestão de vírus, bactérias ou suas toxinas, ou agressão da mucosa intestinal por diversos mecanismos.
7 Uretrite: Inflamação da uretra de causa geralmente infecciosa. Manifesta-se por ardor ao urinar e secreção amarelada drenada pela mesma. Em mulheres esta secreção pode não ser evidente.
8 Faringite: Inflamação da mucosa faríngea em geral de causa bacteriana ou viral. Caracteriza-se por dor, dificuldade para engolir e vermelhidão da mucosa, acompanhada de exsudatos ou não.
9 Proctite: Inflamação da mucosa retal produzida por infecções bacterianas ou virais. Manifesta-se por dor ao defecar, eliminação de muco através do ânus e tenesmo retal.
10 Cervicite: Inflamação infecciosa do colo uterino.Pode não apresentar sintomas ou pode manifestar-se por dor no baixo ventre, secreção vaginal purulenta, dor ou “pontadas” associadas ao coito (dispareunia).
11 Febre tifóide: Infecção produzida por uma bactéria chamada Salmonella tiphy, adquirida através de alimentos contaminados e caracterizada por febre persistente, aumento do tamanho dos tecidos linfáticos (baço, gânglios linfáticos, etc.) e erupções cutâneas. Sem tratamento adequado pode ser muito grave.
12 Sepse: Infecção produzida por um germe capaz de provocar uma resposta inflamatória em todo o organismo. Os sintomas associados a sepse são febre, hipotermia, taquicardia, taquipnéia e elevação na contagem de glóbulos brancos. Pode levar à morte, se não tratada a tempo e corretamente.
13 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.