PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ANSENTRON

Atualizado em 28/05/2016

Tendo em vista que a ondansetrona aumenta o tempo de trânsito do intestino grosso1, pacientes com sinais2 de obstrução intestinal sub-aguda devem ser monitorados após administração.O medicamento só deve ser administrado conjuntamente com soluções para infusão recomendadas (infusão intravenosa de cloreto de sódio 0,9% p/v; de glicose3 5% p/v; de manitol 10% p/v; de Ringer; de cloreto de potássio 0,3% p/v e cloreto de sódio 0,9% p/v; de cloreto de potássio 0,3% p/v e glicose3 5% p/v). Não deve ser misturado, na mesma seringa4, com outro tipo de medicação. As soluções intravenosas devem ser preparadas no momento da infusão. No entanto, demonstrou-se que o ANSENTRON (cloridrato de ondansetrona) é estável durante sete dias à temperatura abaixo de 25oC, em refrigerador, com os fluidos de infusão intravenosa recomendados.
Observou-se uma adequada estabilidade em:
bolsas de infusão e equipo de administração à base de cloreto de polivinila; bolsas de infusão de polietileno e com recipientes de vidro do tipo I.
As diluições de ondansetrona em cloreto de sódio 0,9% p/v ou em glicose3 5% p/v demonstraram ser estáveis em seringas de polipropileno.
Nota: As preparações devem ser efetuadas sob apropriadas condições assépticas. Pode ocorrer sensibilidade cruzada com outros antagonistas de 5HT.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Intestino grosso: O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: ceco (cecum), cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmoide), reto e ânus. Ele tem um papel importante na absorção da água (o que determina a consistência do bolo fecal), de alguns nutrientes e certas vitaminas. Mede cerca de 1,5 m de comprimento.
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
3 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
4 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.

Tem alguma dúvida sobre PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ANSENTRON?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.