INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS UNISTIN

Atualizado em 28/05/2016
O uso simultâneo de Unistin com outros agentes antitumorais e com exposição à radiação pode aumentar a depressão da função da medula óssea1.
A administração concomitante de Unistin com antibióticos aminoglicosídeos pode resultar em um aumento da ototoxicidade2 ou da nefrotoxicidade3.
Pode ocorrer aumento da concentração de ácido úrico sangüíneo se Unistin for administrado concomitantemente com alopurinol, colchicina ou probenecida.
O tratamento concomitante com Unistin e fenitoína pode ocasionar redução dos níveis séricos de fenitoína, devido à redução de absorção e/ou aumento no metabolismo4. A dose de fenitoína deve ser ajustada.
Anti-histamínicos, buclizina, fenotiazínicos ou tioxantênicos podem mascarar os sintomas5 de ototoxicidade2.
A diminuição da função renal6 induzida por Unistin pode aumentar a toxicidade7 da bleomicina e do metotrexato.
Unistin pode interagir com vacinas de vírus8 vivos porque, estando suprimidos os mecanismos de defesa normal, pode haver potencialização da replicação do vírus8 da vacina9 e diminuição na formação de anticorpos10.
O uso concomitante de Unistin com drogas com potencial nefrotóxico deve ser feito com cautela.
A administração concomitante de Unistin com diuréticos11 da alça (por exemplo, furosemida) deve ser cuidadosamente monitorada em relação aos sinais12 de ototoxicidade2.
Estudos em animais e triagens clínicas em seres humanos indicam que a atividade antineoplásica de Unistin e etopósido podem ser sinérgicas contra alguns tumores, como carcinoma13 testicular, carcinoma13 pulmonar de células14 pequenas ou não.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
2 Ototoxicidade: Dano causado aos sistemas coclear e/ou vestibular resultante de exposição a substâncias químicas.
3 Nefrotoxicidade: É um dano nos rins causado por substâncias químicas chamadas nefrotoxinas.
4 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
7 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
8 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
9 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
10 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
11 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
12 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
13 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
14 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.