PRECAUÇÕES GERAIS ZOYLEX

Atualizado em 28/05/2016

Os aumentos rápidos dos níveis sangüíneos de uréia1 e creatinina2 podem ocorrer, esporadicamente, em pacientes tratados com Zoylex Injetável. Acredita-se que tal ocorrência esteja associada ao nível plasmático máximo e ao estado de hidratação do paciente. A fim de se evitar tal efeito, Zoylex Injetável não deve ser administrado por injeção3 tipo bolus4 intravenosa e sim por infusão lenta, durante um período de uma hora. Ao mesmo tempo, o paciente deve ser constante e adequadamente hidratado.Por via oral, o tratamento terá melhores resultados se iniciado logo após o surgimento dos sintomas5. Após cinco dias de tratamento, caso os sintomas5 não apresentem melhora ou se agravarem, aconselha-se mudar o tratamento.
O extravasamento de Zoylex Injetável para o tecido6 circundante, durante administração intravenosa, pode causar vasoalgia e enfraquecimento vasal repentino. Desse modo, deve-se administrá-lo, cuidadosamente, a fim de se evitar tal ocorrência.
Zoylex Injetável possui pH alcalino, sendo que qualquer mudança no pH pode provocar alteração na sua ação. Assim, deve-se evitar a administração simultânea de outros medicamentos.

Uso na gravidez7 e lactação8:
Poucos estudos foram realizados em seres humanos para uso de Zoylex. Assim, este medicamento só deve ser administrado em gestantes ou mulheres em idade fértil, após cuidadosa análise da sua relação risco-benefício.
Têm-se poucos dados relativos sobre os efeitos da excreção de Zoylex, durante a lactação8 em seres humanos. Porém, foi demonstrado que a droga é excretada com o leite. Deve-se, portanto, ter-se cuidado ao administrar Zoylex à lactantes9.

Uso em crianças:
Zoylex deve ser administrado cautelosamente e a duração da terapia deve ser a mais breve possível a lactentes10 e crianças.
A segurança e a eficácia do tratamento em recém-nascidos e lactentes10 não foram estabelecidas. Assim, o uso de Zoylex para estes casos deve ser restrito, considerando-se que os benefícios esperados superem os possíveis riscos.

Uso em idosos:
Em pacientes idosos, o clearance corporal total de Zoylex declina, paralelamente, ao clearance de creatinina2.
Deve-se manter uma hidratação adequada do paciente, ao se administrar altas doses de Zoylex. Para portadores de deficiência renal11, recomenda-se redução cautelosa da dose deste medicamento.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Ureia: 1. Resíduo tóxico produzido pelo organismo, resulta da quebra de proteínas pelo fígado. É normalmente removida do organismo pelos rins e excretada na urina. 2. Substância azotada. Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 °C.
2 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
3 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
4 Bolus: Uma quantidade extra de insulina usada para reduzir um aumento inesperado da glicemia, freqüentemente relacionada a uma refeição rápida.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
9 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
10 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
11 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.