POSOLOGIA ZOYLEX

Atualizado em 28/05/2016

Via oral:

*Dose em adultos:
Para o tratamento de infecções1 pelo Herpes simplex, recomenda-se 1 comprimido de Zoylex 200mg, a cada 4 horas, omitindo-se a dose noturna, por um período de 5 dias ou conforme critério médico. Para pacientes2 com imunocomprometimento grave ou pacientes com absorção estomacal deficiente, pode-se aumentar a dose para 400mg ou usar Zoylex Injetável.
Para a supressão das infecções1 por Herpes simplex em pacientes imunocompetentes, recomenda-se 1 comprimido de Zoylex 200mg, a cada 6 horas, ou 1 comprimido de Zoylex 400mg, a cada 12 horas.
Para a profilaxia das infecções1 por Herpes simplex em pacientes imunocomprometidos, recomenda-se 1 comprimido de Zoylex 200mg, a cada 4 horas. Para pacientes2 com imunocomprometimento grave ou pacientes com absorção estomacal deficiente, pode-se aumentar a dose para 400mg ou usar Zoylex Injetável. A duração do tratamento profilático é determinada pela duração do período de risco.
Para o tratamento das infecções1 causadas por Varicella zoster3, recomenda-se 800mg de Zoylex, a cada 4 horas, por um período de 7 dias. Para pacientes2 com imunocomprometimento grave ou pacientes com absorção estomacal deficiente, recomenda-se o uso de Zoylex Injetável.

*Dose em crianças:
Para o tratamento e profilaxia de infecções1 por Herpes simplex, em pacientes imunocomprometidos, recomenda-se, para crianças com idade igual ou superior a 2 anos, utilizar a mesma dose de Zoylex recomendada para adultos, e para crianças com menos de 2 anos de idade, a metade desta dose.
Para o tratamento da catapora4 em crianças com até 2 anos de idade, recomenda-se a dose
de 20mg/Kg de Zoylex, 4 vezes ao dia , por 5 dias. O tratamento terá melhores resultados se iniciado até 24 horas, após o surgimento das primeiras erupções.

*Pacientes com deficiência renal5:
Em pacientes com deficiência da função renal5, o tratamento das infecções1 por Herpes simplex, com as doses orais recomendadas, não resultará em acúmulo de Zoylex acima dos níveis estabelecidos por infusão intravenosa. Porém, para pacientes2 com deficiência renal5 grave (depuração de creatinina6 inferior a 10mL/min), recomenda-se que a dose seja reduzida para 200mg de Zoylex, a cada 12 horas.
Para o tratamento das infecções1 por Varicella zoster3 em pacientes com insuficiência renal7 grave, recomenda-se 800mg de Zoylex , de 6 a 8 horas.

*Dose em idosos:
Em pacientes idosos, o clearance corporal total de Zoylex declina, paralelamente, ao clearance da creatinina6. Deve-se manter uma hidratação adequada do paciente, quando se faz uso de doses altas deste medicamento.
Para portadores de deficiência renal5, recomenda-se a redução cautelosa da dose.

Via intravenosa:
A dose necessária de Zoylex Injetável deve ser administrada por infusão intravenosa lenta, durante 1 hora. A duração do tratamento com Zoylex Injetável é de, normalmente, 5 dias, ou conforme critério médico. O tratamento de encefalite8 causada por Herpes simplex tem, geralmente, a duração de 10 dias.

*Dose em adultos:

Indicações            Condição imunológica    Dose
__________________________________________________________
infecção9 causada por        normal ou         5mg/Kg a cada 8 h    
Herpes simplex            imunocomprometida    

infecção9 recorrente        normal            5mg/Kg a cada 8 h
causada pela
Varicella zoster3    
    
infecção9 primária e         imunocomprometida    10mg/Kg a cada 8 h    
recorrente causada pela
Varicella zoster3    

encefalite8 causada por         normal ou         10mg/Kg a cada 8 h     
Herpes simplex            imunocomprometida


Zoylex Injetável deve ser administrado com cautela em pacientes com insuficiência renal7. Assim, as seguintes modificações de dosagem são recomendadas:

Depuração de creatinina6        Dose
__________________________________________________________
25 a 50mL/min            5 ou 10mg/Kg a cada 12 h    

10 a 25mL/min            5 ou 10mg/Kg a cada 24 h    

0 (anúrico) a 10mL/min        Em pacientes sob contínua
 diálise peritoneal10 de ambulatório
                ou sob hemodiálise11, a dose de
                5 ou 10mg/Kg deve ser dividida e
                administrada a cada 24 h.
                Em pacientes sob hemodiálise11,
                a administração deve ser feita
                após a diálise12.    

*Dose em crianças:
A dose de Zoylex Injetável, para crianças com idade entre 3 meses a 12 anos, é calculada com base na área de superfície corporal.
Em crianças com infecção9 causada pelo Herpes simplex, exceto encefalite8, ou infecções1 causadas pela Varicella zoster3, Zoylex Injetável deve ser administrado em doses de 500mg/m2 de área de superfície corporal, a cada 8 horas, se não houver insuficiência renal7.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
3 Zoster: Doença produzida pelo mesmo vírus que causa a varicela (Varicela-Zóster). Em pessoas que já tenham tido varicela, o vírus se encontra em forma latente e pode ser reativado produzindo as características manchas avermelhadas, vesículas e crostas no território de distribuição de um determinado nervo. Como seqüela pode deixar neurite, com dores importantes.
4 Catapora: Doença infecciosa aguda, comum na infância, também chamada de varicela. Ela é provocada por vírus e caracterizada por febre e erupção maculopapular rápida, seguida de erupção de vesículas eritematosas muito pruriginosas.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
6 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
7 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
8 Encefalite: Inflamação do tecido encefálico produzida por uma infecção viral, bacteriana ou micótica (fungos).
9 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
10 Diálise peritoneal: Ao invés de utilizar um filtro artificial para “limpar“ o sangue, é utilizado o peritônio, que é uma membrana localizada dentro do abdômen e que reveste os órgãos internos. Através da colocação de um catéter flexível no abdômen, é feita a infusão de um líquido semelhante a um soro na cavidade abdominal. Este líquido, que chamamos de banho de diálise, vai entrar em contato com o peritônio, e por ele será feita a retirada das substâncias tóxicas do sangue. Após um período de permanência do banho de diálise na cavidade abdominal, este fica saturado de substâncias tóxicas e é então retirado, sendo feita em seguida a infusão de novo banho de diálise. Esse processo é realizado de uma forma contínua e é conhecido por CAPD, sigla em inglês que significa diálise peritoneal ambulatorial contínua. A diálise peritoneal é uma forma segura de tratamento realizada atualmente por mais de 100.000 pacientes no mundo todo.
11 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
12 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.