ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE USO FATOR ANTI-HEMOFÍLICO IX

Atualizado em 28/05/2016
Aconselha-se precaução em pacientes com reações alérgicas conhecidas a qualquer constituinte da preparação. Se uma reação alérgica1 ou anafilática ocorrer, deve-se descontinuar imediatamente a administração da preparação. Os procedimentos usuais devem ser seguidos para o tratamento de choque2.De acordo com a literatura, o uso de preparações de Fator IX com baixa pureza (Concentrados de complexos de protrombina3 = PCC) está associado, em certas circunstâncias, com risco de trombose4 ou coagulação5 intravascular6 disseminada. Pacientes que receberam preparações à base de Fator IX devem ser observados estritamente quanto a sinais7 ou sintomas8 de coagulação5 intravascular6 ou trombose4. Devido à possibilidade de complicações tromboembolíticas, deve-se ter precaução ao administrar preparações à base de Fator IX a pacientes com histórico de doença cardíaca coronariana ou infarto do miocárdio9, com problemas hepáticos, a pacientes em período pós-operatório, a neonatos10 ou a pacientes suscetíveis a fenômenos tromboembolíticos ou coagulação5 intravascular6 disseminada. Em cada uma dessas situações, os benefícios do tratamento com a formulação de Fator IX deve ser avaliado em relação à possibilidade destas complicações.
Há evidências de que o risco de trombogênese associado a preparações com Fator IX purificado, tais como o Fator Anti-hemofílico IX , é significantemente mais baixo que o associado àqueles de concentrados de complexos de protrombina3.
Como o Fator Anti-hemofílico IX  é uma preparação purificada de Fator IX, ele não corrige as deficiências de alguns fatores de coagulação5 causadas pela superdosagem de anticoagulantes11 orais e não serve à monoterapia para o tratamento da hemorragia12 resultante de tal superdosagem.
Se a reposta clínica ou mensurada produzida pelo produto decrescer, deve-se determinar os níveis plasmáticos de inibidor.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
2 Choque: 1. Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente. 2. Encontro violento, com impacto ou abalo brusco, entre dois corpos. Colisão ou concussão. 3. Perturbação brusca no equilíbrio mental ou emocional. Abalo psíquico devido a uma causa externa.
3 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
4 Trombose: Formação de trombos no interior de um vaso sanguíneo. Pode ser venosa ou arterial e produz diferentes sintomas segundo os territórios afetados. A trombose de uma artéria coronariana pode produzir um infarto do miocárdio.
5 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
6 Intravascular: Relativo ao interior dos vasos sanguíneos e linfáticos, ou que ali se situa ou ocorre.
7 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
10 Neonatos: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
11 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
12 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.

Tem alguma dúvida sobre ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE USO FATOR ANTI-HEMOFÍLICO IX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.