POSOLOGIA TRISEQUENS 2 MG

Atualizado em 28/05/2016

TRISEQUENS® 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona) é um preparado trifásico de estrogênio e progestogênio, sendo que a primeira fase é representada por 12 comprimidos azuis (contendo 2 mg de 17b-estradiol cada), a segunda fase por 10 comprimidos brancos (contendo 2 mg de 17b-estradiol e 1 mg de acetato de noretisterona cada) e a terceira fase por 6 comprimidos vermelhos (contendo 1 mg de 17b-estradiol). A adição de progestogênio por 10 dias, durante cada ciclo, protege o endométrio1 de hiperestimulação induzida por estrogênio e induz, na maioria das mulheres, uma irrigação regular do endométrio1.

Deve-se administrar diariamente, por via oral, 1 comprimido de TRISEQUENS® 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona), sem interrupção. Se a paciente menstrua, o tratamento deverá ser iniciado no 5º dia após o início do sangramento. O tratamento das demais pacientes pode ser iniciado em qualquer dia.

Sangramentos de escape podem ocorrer, geralmente, durante a administração de comprimidos com dose baixa de estrogênio, ou seja, durante a administração dos 6 comprimidos vermelhos.

Portanto, a baixa concentração de estrogênio contida nos comprimidos vermelhos pode prevenir o reaparecimento de sintomas2 do climatério3, sem suprimir o sangramento de escape.

O tratamento deve ser estabelecido com TRISEQUENS® 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona). Caso a resposta clínica não seja satisfatória, pode-se instituir o tratamento com TRISEQUENS® 4 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona). O tratamento com TRISEQUENS® 4 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona) deve ser substituído por TRISEQUENS® 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona), assim que se constatar que os sintomas2 podem ser atenuados com dosagens menores.

Instruções de uso

1. Use uma moeda para girar o disco interno (onde estão marcados os dias da semana), ajustando a posição da pequena lingüeta plástica ao dia da semana desejado.

2. O tratamento com TRISEQUENS® 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona) consiste de três fases. Observe que o tratamento será iniciado com a ingestão de 1 comprimido azul.

Fase 1:  Comprimidos azuis devem ser tomados nos primeiros 12 dias.
Fase 2:  Comprimidos brancos devem ser tomados nos 10 dias intermediários.
Fase 3:  Comprimidos vermelhos devem ser  tomados nos últimos 6 dias.

Para retirar o primeiro comprimido, quebre a lingüeta plástica e retire o primeiro comprimido azul.

3. Diariamente, mova um espaço do disco plástico transparente, em sentido horário como indicado pela seta, retire o próximo comprimido e ingira-o.

O disco plástico transparente só pode ser movido após a retirada do comprimido que está na abertura.

Após o término do ciclo, inicia-se imediatamente o tratamento com outro disco de TRISEQUENS® 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona), seguindo as instruções citadas acima.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Endométrio: Membrana mucosa que reveste a cavidade uterina (responsável hormonalmente) durante o CICLO MENSTRUAL e GRAVIDEZ. O endométrio sofre transformações cíclicas que caracterizam a MENSTRUAÇÃO. Após FERTILIZAÇÃO bem sucedida, serve para sustentar o desenvolvimento do embrião.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Climatério: Conjunto de mudanças adaptativas que são produzidas na mulher como conseqüência do declínio da função ovariana na menopausa. Consiste em aumento de peso, “calores” freqüentes, alterações da distribuição dos pêlos corporais, dispareunia.

Tem alguma dúvida sobre POSOLOGIA TRISEQUENS 2 MG?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.