PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS PROFOLEN

Atualizado em 28/05/2016

Profolen®, como todo anestésico geral, somente deve ser administrado por médicos anestesistas ou, quando for o caso, por médicos treinados em técnicas de UTI. O monitoramento do paciente deve ser constante. Os recursos ressuscitatórios de maneira geral, bem como, aqueles para manter as vias aéreas superiores desobstruídas, ventilação1 artificial e recursos de oxigenação devem estar disponíveis a qualquer momento. Profolen® não deve ser administrado pelo médico que estiver procedendo a cirurgia. A liberação do paciente da sala cirúrgica deve ser especialmente monitorada, para assegurar uma recuperação completa e segura do paciente.
Pacientes epilépticos: Profolen® administrado em pacientes epilépticos pode causar convulsões.
Pacientes com insuficiência cardíaca2, respiratória, renal3 ou hepática4; hipovolêmicos ou debilitados: Assim como com outros anestésicos gerais, deve-se tomar cuidado especial com estes pacientes. Profolen® não tem atividade vagolítica. Este medicamento tem sido associado a problemas de bradicardia5, raramente profunda e assistolia. Antes da indução anestésica, ou mesmo de sua manutenção, deve-se considerar a administração de um agente anticolinérgico, principalmente nas situações em que haja probabilidade de dominância do tonus vagal ou quando Profolen® estiver combinado a outros agentes passíveis de causar bradicardia5.
Pacientes com distúrbios no metabolismo6 de gorduras ou que de alguma forma requeiram cuidados na administração de emulsões lipídicas: Deve-se controlar o nível sangüíneo de lipídeos durante a administração e a manutenção da anestesia7 com Profolen®. Ajustar a dosagem de Profolen®, caso se note que as gorduras não estejam sendo devidamente eliminadas. Caso o paciente esteja recebendo concomitantemente outra emulsão lipídica, por via endovenosa, reduzir a sua quantidade, uma vez que a fórmula de Profolen® contém lipídeos em sua composição (aproximadamente 0,1 g/ml).
Gravidez8: Profolen® não deve ser usado durante a gravidez8, a não ser em cirurgias de interrupção de gestação no primeiro trimestre.
Obstetrícia: Profolen® transpassa a placenta e pode estar associado com a depressão neonatal. Dessa forma, não utilizar este medicamento com anestesia7 para procedimentos obstétricos.
Lactação9: Não é conhecido se existe algum risco para os lactentes10 de mulheres submetidas à anestesia7 com Profolen®.
Capacidade de operar máquinas ou de dirigir: Estas funções estão comprometidas durante algum tempo após a anestesia7 geral. Os pacientes devem ser alertados quanto a isso.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Ventilação: 1. Ação ou efeito de ventilar, passagem contínua de ar fresco e renovado, num espaço ou recinto. 2. Agitação ou movimentação do ar, natural ou provocada para estabelecer sua circulação dentro de um ambiente. 3. Em fisiologia, é o movimento de ar nos pulmões. Perfusão Em medicina, é a introdução de substância líquida nos tecidos por meio de injeção em vasos sanguíneos.
2 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
6 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
7 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
10 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.